Discreto, Salah tem filha com nome sagrado e casamento "escondido"
Dentro de campo, Mohamed Salah já cravou seu nome como um dos grandes astros do futebol mundial na atualidade. Mas, longe das quatro linhas, o egípcio ainda não parece uma estrela de fama global.
O principal jogador do Liverpool, que volta à final da Liga dos Campeões da Europa depois de 11 anos e enfrenta o Real Madrid na decisão do dia 26 de maio, tem um perfil bem diferente da maior parte dos popstars da bola.
O atacante de 25 anos não é chegado em uma badalação e nem curte muita ostentação. De perfil mais retraído, o ídolo africano é um cara reservado e que prefere não expor seus familiares.
Salah é casado desde 2013. Mas encontrar uma imagem sua ao lado de Magi, a amiga de escola que virou namorada e depois esposa, é uma tarefa das mais difíceis.
O atacante não publica há anos nenhuma foto ou vídeo ao lado da mulher em sua conta no Instagram. A filha do casal, Makka, também raramente dá as caras nas redes sociais do pai famoso.
O nome da menina de quatro anos mostra também uma outra faceta importante da vida do novo astro do futebol mundial: sua religiosidade.
O finalista da Champions é muçulmano, como 95% da população do Egito, e quis dar à sua primogênita o nome da cidade sagrada do Islã, para onde os praticantes da religião precisam viajar ao menos uma vez na vida.
No entanto, o atacante optou por fazer uma alteração na grafia do nome da filha para distanciá-la da nomenclatura de uma rede de cassinos famosa no Reino Unido: Mecca –o Islã proíbe que seus fiéis pratiquem jogos de azar.
Salah também dedica parte do dinheiro que ganha (estima-se que seu salário no Liverpool esteja na casa de 120 mil libras, quase R$ 574 mil, por semana) em obras sociais.
O craque é uma espécie de "rei da caridade" no Egito. É ele quem sustenta a escola, o hospital e o ginásio de esportes de Nagrig, a cidade onde nasceu. Entre suas doações ao vilarejo estão também uma ambulância, duas incubadoras para bebês prematuros e unidades de tratamento para artrite e problemas de coluna.
O atacante também ajuda o principal hospital especializado em câncer infantil do Egito e faz doações mensais para uma associação que presta auxílio a ex-jogadores de futebol do país.
Salah já se meteu até na política econômica do seu país. Em janeiro, ele doou cerca de R$ 1 milhão a um fundo de investimentos local para ajuda a combater a desvalorização da moeda egípcia.
Todos esses atos, assim como sua mulher e outros familiares, não estão em suas redes sociais. Afinal, o craque do Liverpool não faz questão nenhuma de aparecer. O único lugar onde ele quer brilhar é dentro de campo.
Mais de Cidadãos do Mundo
–"Faraó do custo-benefício: gol de Salah custa 87% menos que o de Neymar
–Desfalques: 7 jogadores que vão perder a Copa-2018 por contusão
–Messi desbanca Salah, assume liderança e caminha para 5ª Chuteira de Ouro
–Por que capitão da Suíça é conhecido como Forrest Gump?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.