Topo

Rafael Reis

Brasil é o único país com campeonatos estaduais: verdade ou lenda urbana?

Rafael Reis

02/04/2018 04h00

"Chegou a hora de acabar com os campeonatos estaduais. A prova disso é que esse tipo de competição só é disputado aqui no Brasil."

É bem possível que, em meio a alguma discussão acalorada sobre os rumos do futebol brasileiro, você já tenha ouvido alguém dizer (ou mesmo dito para os amigos) uma ideia semelhante a essa.

Mas será mesmo que os estaduais são uma exclusividade brasileira? Ou essa é só mais uma das várias lendas urbanas que fazem sucesso no mundo do futebol, como o autismo de Lionel Messi e a transexualidade de Marco Verratti?

Não, o Brasil não é o único país do planeta onde se disputam campeonatos exclusivos para times de um determinado estado, província ou região. Na verdade, essas competições são bastante comuns.

A maior parte dos países que formam a elite da bola, como Itália, Inglaterra e Alemanha, têm suas próprias versões dos estaduais. No entanto, elas são bem diferentes daquilo a que o torcedor brasileiro está acostumado.

O torneio mais antigo da Espanha, por exemplo, é um estadual (ou regional, para usar o termo mais preciso, segundo a geopolítica de lá). A Copa Catalunha é disputada anualmente desde 1900.

A competição conta com a participação de 32 times das mais diferentes divisões do futebol espanhol e é jogada em forma de mata-mata. Barcelona e Espanyol, os clubes mais poderosos da região, costumam disputá-la com seus times B. O atual campeão é o Gimnàstic.

Na maioria dos países, porém, os estaduais não são campeonatos 100% autônomos. Eles fazem parte dos escalões mais baixos das ligas nacionais, com direito a acesso e descenso para as primeiras divisões.

É isso que acontece na Inglaterra. Na terra do futebol mais rico do planeta, as cinco primeiras divisões são nacionais. Na sexta, já há uma divisão entre times do norte e do sul do país. E, a partir da sétima, os torneios vão ficando cada vez mais regionalizados.

Alemanha, França e Itália, para citar só alguns países mais relevantes, adotam receitas semelhantes de estaduais.

O país da seleção campeã da Copa-2014 começa sua regionalização na quarta divisão, assim como a França. Já na Itália, essa processo inicia ainda mais cedo, no terceiro escalão do futebol nacional.

Como se pode ver, os campeonatos estaduais estão longe de ser uma exclusividade brasileira. Eles existem em praticamente todo o primeiro escalão do futebol mundial.

O que difere os estaduais brasileiros dos jogados em outros países é a relevância que eles possuem.

Aqui, contam com as principais clubes de suas regiões e são protagonistas de um período do calendário nacional da bola. Lá fora, raramente têm a participação dos times mais poderosos e servem basicamente para movimentar os escalões inferiores do futebol de um país.


Mais de Clubes

– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar
– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
– Adversários, Palmeiras e Boca têm os elencos mais valiosos da Libertadores
– Pegou fogo: 5 jogos que transformaram Barcelona e Chelsea em arquirrivais

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.