Topo

Rafael Reis

Como "temporada dos pesadelos" matou volta de David Luiz à seleção

Rafael Reis

05/03/2018 04h00

David Luiz terminou a temporada passada com tudo. Um dos destaques do título inglês conquistado pelo Chelsea, foi incluído na seleção da Premier League e acabou convocado por Tite para dois amistosos em junho.

Em alta, o defensor de 30 anos parecia seguir um caminho que fatalmente o levaria à Copa do Mundo de 2018, a segunda de sua carreira, e talvez lhe daria a possibilidade de se redimir do fiasco no Brasil-2014.

Mas, faltando três meses para o pontapé inicial do Mundial da Rússia, tudo mudou. David Luiz perdeu espaço no Chelsea, virou carta fora do baralho de Tite e sabe que, a menos que uma hecatombe aconteça, acompanhará da TV a próxima Copa.

Qual o motivo dessa transformação radical? Por que o zagueiro cabeludo perdeu tanto rendimento e viu fugir dos seus dedos a oportunidade de voltar a fazer parte do elenco da seleção brasileira?

A resposta é simples: uma temporada em que tudo, absolutamente tudo, deu errado para David Luiz.

Para começar, o zagueiro começou a enfrentar graves problemas físicos. Uma inflamação no joelho deixou o jogador parado durante 40 dias entre novembro e janeiro. Mais recentemente, ele sofreu uma contusão no tornozelo.

Segundo o "Transfermarkt", site que que apresenta dados sobre o mercado de transferência e o cotidiano dos principais clubes da Europa, o brasileiro já perdeu 13 partidas do Chelsea nesta temporada devido a questões médicas.

A falta de sequência de partidas e também atritos que se tornaram públicos com o técnico Antonio Conte custaram a David Luiz um lugar entre os titulares do Chelsea. O ex-jogador do Paris Saint-Germain perdeu espaço para o dinamarquês Andreas Christensen e para o alemão Antonio Rüdiger.

Das últimas cinco partidas em que esteve à disposição do treinador italiano, o brasileiro só começou jogando em uma. Em três oportunidades, ele passou o tempo todo sentado no banco de reservas.

Para piorar, o próprio Chelsea está longe de ser aquela maravilha que foi na temporada passada.

Após ser campeão inglês em 2016/17, o time perdeu desempenho nos últimos meses, chegou a ficar cinco partidas consecutivas sem vencer (três sem balançar as redes) e, na Premier League, está fora da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Até pouco tempo atrás inquestionável no time londrino, David Luiz nem sabe mais se seu futuro será mesmo em Stamford Bridge.

O jogador tem contrato com o Chelsea até 2019, mas vem sendo alvo de rumores sobre uma possível de mudança de ares. Manchester United, Real Madrid e Barcelona são os clubes que, de acordo com diferentes veículos europeus, têm interesse no jogador.

A possível transferência de David Luiz aconteceria depois da Copa do Mundo-2018, uma Copa do Mundo que o zagueiro provavelmente assistirá de casa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Caçula de trio, Neymar se machuca mais que Messi e Cristiano Ronaldo
– PSG: Neymar é rei dos dribles, assistências… e também dos passes errados
– Queridinho de Guardiola sonha com Copa e Shakhtar na final da Champions
– Neymar deixa Jonas para trás e vira melhor brasileiro na Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.