Topo

Rafael Reis

645 dias depois, Guardiola tenta encerrar maior jejum da carreira

Rafael Reis

24/02/2018 04h00

Após o Manchester City perder para o Wigan, ser eliminado da Copa da Inglaterra e sofrer seu primeiro grande baque na temporada, Pep Guardiola tenta neste domingo encerrar o maior jejum de títulos de sua carreira como treinador.

Se o time de Agüero, De Bruyne e Gabriel Jesus derrotar o Arsenal, em Wembley, neste domingo, às 13h30 (de Brasília), o catalão se sagrará campeão da Copa da Liga Inglesa, sua primeira conquista no futebol britânico, e voltará a levantar um troféu depois de 645 dias.

A última vez que Guardiola faturou um título foi há um ano e nove meses, quando ainda dirigia o Bayern de Munique. No dia 21 de maio de 2016, seus comandados derrotaram o Borussia Dortmund, nos pênaltis, e faturaram a Copa da Alemanha.

Desde que estreou como técnico, no Barcelona B, há 11 anos, o ex-volante já conquistou 22 troféus, incluindo dois da Liga dos Campeões da Europa (2009 e 2011). Ou seja, na média, Pep solta um grito de campeão a cada seis meses.

Antes de chegar ao City, o maior período de seca de Guardiola havia sido os 462 dias entre as conquistas da Copa do Rei de 2012, pelo Barcelona, e da Supercopa da Europa de 2013, já no Bayern de Munique.

Mas, ao contrário do jejum atual, o anterior só aconteceu porque Pep decidiu tirar um ano sabático e ficou uma temporada sem trabalhar.

Foi só no City que Guardiola passou pela primeira vez na carreira uma temporada toda sem conquistar um único troféu.

Em 2016/17, seu ano de estreia no futebol inglês, ele foi terceiro colocado na Premier League, caiu nas oitavas de final da Champions League e da Copa da Liga, parou nas semifinais da FA Cup e sofreu com inéditas críticas por "passar em branco".

A situação mudou radicalmente depois das férias do verão europeu. Com um futebol envolvente e resultados sólidos, o City virou uma das atrações da temporada e caminha em várias frentes para encerrar o jejum de Guardiola.

Além de estarem na final da Copa da Liga, os Citizens entraram neste fim de semana com 16 pontos de vantagem para o vice-líder do Campeonato Inglês (Manchester United) e já estão com vaga praticamente garantida nas quartas da Champions –derrotaram o Basel por 4 a 0 no jogo de ida das oitavas.

A temporada só não está 100% perfeita por causa do tropeço da última segunda-feira, quando perdeu por 1 a 0 para o Wigan, da terceira divisão local, e foi eliminado precocemente da Copa da Inglaterra.

Mas nada que realmente coloque em risco o fim do jejum de Guardiola. Mesmo que ele não fature a Copa da Liga, seu grito de campeão não deve ficar preso na garganta por muito mais tempo.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores que podem perder a Copa do Mundo por problemas físicos
O dia em que um príncipe invadiu campo para anular gol na Copa do Mundo
Ex-Liverpool é demitido dias após vazar suposto flagra de sexo na web
Ele negou Juve, Real e Manchester United para virar sucessor de Maradona

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.