Topo

Rafael Reis

Ex-seleção, dupla brasileira lidera ranking de indisciplina na Europa

Rafael Reis

16/12/2017 04h00

Integrantes da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo-2014 e titulares na fatídica derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do torneio, o zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo são os jogadores mais indisciplinados dos campeonatos nacionais de primeiro escalão da Europa nesta temporada.

O defensor do Nice e o meio-campista do Olympique de Marselha já receberam seis cartões amarelos e um vermelho cada, mais do que qualquer outro atleta que disputa uma das cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

Adotando como critério uma pontuação clássica para medir questões disciplinares, com cada cartão amarelo valendo um ponto e expulsão com valor duplo, os brasileiros somam oito pontos na atual temporada.

Quem mais se aproxima do nível de indisciplina da dupla é o volante argentino Bruno Zuculini, que defende o Hellas Verona e já recebeu três cartões amarelos e dois vermelhos nesta edição do Italiano, retrospecto que lhe dá sete pontos.

Líderes do ranking nesta temporada, Dante e Luiz Gustavo não são tradicionalmente jogadores violentos e nem têm suas carreiras marcadas por um número excessivo de punições.

Prova disso é que o zagueiro recebeu só cinco advertências em 33 jogos do Campeonato Francês em 2016/17. Na atual temporada, com a queda de desempenho do Nice, a situação mudou radicalmente.

Dante foi punido com amarelo já nas três primeiras rodadas da Ligue 1 (ante Saint-Étienne, Troyes e Guingamp). Também foi advertido contra Angers, Montpellier e Lyon. Sua expulsão aconteceu por acúmulo de cartões amarelos frente ao Toulouse.

Já Luiz Gustavo recebeu um cartão vermelho direto justamente na partida contra o time do ex-companheiro de seleção. Além disso, foi punido pela arbitragem nos confrontos contra Dijon, Nantes, Monaco, Amiens, Toulouse e Lille.

No entanto, o volante já está há cinco partidas do Campeonato Francês sem receber nenhum cartão. O bom comportamento é resultado do crescimento tático do Olympique de Marselha, que está invicto há três meses.

Além dos ex-integrantes da seleção, um outro brasileiro aparece na lista dos nove jogadores mais indisciplinados da elite europeia: o lateral esquerdo Wendell, do Bayer Leverkusen, que já recebeu cinco amarelos e foi expulso uma vez na temporada.

Top 9 jogadores mais indisciplinados da temporada europeia:

1 – Dante (BRA/Nice)
Luiz Gustavo (BRA/Olympique de Marselha): 6 cartões amarelos e 1 vermelho
3 –  Bruno Zuculini (ARG/Hellas Verona): 3 cartões amarelos e 2 vermelhos
4 – Cédric Yambéré (RCA/Dijon)
Diego Llorente (ESP/Real Sociedad)
Enzo Crivelli (FRA/Angers)
Francesco Magnanelli (ITA/Sassuolo)
Recio (ESP/Málaga)
Wendell (BRA/Bayer Leverkusen): 5 cartões amarelos e 1 vermelho


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 6 jogadores que foram ídolos no futebol brasileiro e fracassaram na Europa
– 7 jogadores que estão no exterior para seu clube contratar por empréstimo
– Por onde andam os jogadores do último título brasileiro no Mundial?
– De xodó corintiano a estrelas: os 5 rivais brasileiros do Grêmio no Mundial

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.