Topo

Rafael Reis

Recordista de prêmios, Messi entra na briga por 5ª Chuteira de Ouro

Rafael Reis

12/12/2017 04h30

Um dos recordistas do prêmio Chuteira de Ouro, Lionel Messi entrou de vez na disputa por seu quinto troféu de principal artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa em uma temporada.

Com o gol marcado na vitória por 2 a 0 sobre o Villarreal, no domingo, o camisa 10 do Barcelona chegou a 14 bolas na rede no Campeonato Espanhol, subiu para a quinta colocação no ranking dos goleadores do continente e diminuiu sua desvantagem em relação ao líder, Edinson Cavani.

Messi soma agora 28 pontos, mesma marca do colombiano Radamel Falcao García (Monaco) e do polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique), mas seis a menos do que o centroavante do Paris Saint-Germain, que passou em branco na rodada do fim de semana.

Isso significa que o astro argentino está a três gols de alcançar o companheiro de ataque de Neymar e chegar à liderança da Chuteira de Ouro mais uma vez.

O craque do Barça é o atual vencedor do prêmio. Na temporada passada, ele alcançou 74 pontos (37 gols). Messi também levantou o troféu em 2009/10, 2011/12 e 2012/13. Além dele, só Cristiano Ronaldo já levou quatro taças para casa.

A última vitória brasileira na Chuteira de Ouro foi alcançada por Jardel, então jogador do Sporting, em 2001/12. Na atual temporada, o brasileiro mais bem posicionado é Emiliano Marcondes, do dinamarquês Nordsjaelland, que ocupa a 12ª posição, com 25,5 pontos.

Neymar, o maior astro brasileiro da atualidade e o jogador mais caro da história do futebol mundial, é só o 39º no ranking dos goleadores, com 18 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 34 pontos (17 gols)
2º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 32 pontos (16 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 30 pontos (15 gols)
4º – Igor Angulo (ESP, Gornik Zabrze) –  28,5 pontos (19 gols)
5º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 28 pontos (14 gols)
Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 28 pontos (14 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 28 pontos (14 gols)
8º – Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 27 pontos (18 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

De Tevez a irmão de Romero: 7 gringos que podem pintar no Brasil em 2018
Top models, atrizes e Fernanda Lima: as apresentadoras dos sorteios da Copa
De Ronaldo a Eto'o: 7 jogadores que são "arroz de festa" em eventos da Fifa
Lewandowski fugiu da 1ª comunhão e foi goleador de 3 divisões antes da fama

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.