Topo

Rafael Reis

De Ronaldo a Eto’o: 7 jogadores que são "arroz de festa" em eventos da Fifa

Rafael Reis

29/11/2017 04h30

A Fifa sorteia nesta sexta-feira os grupos da Copa do Mundo-2018. A cerimônia, que será realizada em Moscou, contará com a presença de dirigentes da entidade, políticos russos, jornalistas e, claro, jogadores e ex-atletas de futebol.

Alguns dos integrantes desse último grupo são figurinhas carimbadas em eventos da Fifa e batem ponto em praticamente qualquer sorteio, premiação ou lançamento de competição promovida pela instituição.

Eles geralmente sobem ao palco para sortear o chaveamento de alguma seleção, fazem algum discurso motivador, revelam o vencedor de um prêmio de "melhor do ano" ou simplesmente ficam sentados nas primeiras fileiras da cerimônia. Mas sempre estão presentes.

Conheça abaixo sete nomes do futebol mundial que podem ser considerados "arroz de festa" de eventos da Fifa.

RONALDO (BRA)

Bicampeão mundial com a seleção brasileira (1994 e 2002) e jogador eleito três vezes o melhor do mundo (1996, 1997 e 2002), o Fenômeno dividiu com Diego Maradona a responsabilidade de anunciar o português Cristiano Ronaldo como vencedor do "The Best" neste ano. O camisa 9 do penta também participou dos sorteios das duas últimas edições das eliminatórias da Copa, do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e da Copa das Confederações de 2013.

CAFU (BRA)

Ser capitão de uma seleção campeã da Copa do Mundo é uma espécie de passaporte vitalício para todo tipo de evento promovido pela Fifa. E Cafu, o homem que levantou a taça em 2002, é um dos que gozam desse benefício. O capitão do último título brasileiro foi um dos assistentes do sorteio dos grupos da  Copa do Mundo de 2014 e irá repetir a dose na cerimônia desta sexta.

FABIO CANNAVARO (ITA)

O ex-zagueiro é outro que faz parte da cota "capitão de título mundial". Líder da Itália na conquista da Copa-2006, o hoje treinador do chinês Guangzhou Evergrande também irá participar da definição das chaves do Mundial da Rússia, repetindo o papel que teve há quatro anos. Em 2012, coube a Cannavaro a tarefa de entregar o prêmio de melhor jogador do planeta para Lionel Messi.

RUUD GULLIT (HOL)

O craque da seleção holandesa nas décadas de 1980 e 1990 construiu uma carreira de mestre de cerimônias da Fifa depois da aposentadoria dos gramados. O ex-jogador do Milan apresentou as festas de melhor do planeta de 2012 e 2013 (quando dividiu os microfones com a brasileira Fernanda Lima). Neste ano, participou da entrega dos troféus da Fifa Interactive World Cup, a Copa do Mundo de futebol virtual organizada pela entidade.

CHRISTIAN KAREMBEU (FRA)

O ex-zagueiro e volante passou longe de ser um dos jogadores mais importantes da conquista francesa na Copa do Mundo-1998. Mesmo assim, goza de muito prestígio com a Fifa e raramente perde um evento da entidade. Karembeu já participou de sorteio dos grupos da Copa (2006), entregou o prêmio Puskas (2014) e esteve presente no Tour mundial da Copa do Mundo (2014), entre outras aparições.

HIDETOSHI NAKATA (JAP)

Um dos desbravadores do futebol europeu para os japoneses, o ex-meia de Roma, Parma e Fiorentina é um dos novos queridinhos da Fifa. No ano passado, foi ele que entregou o prêmio Puskas para o brasileiro Wendell Lira. Em janeiro, anunciou os jogadores escolhidos para integrar a seleção do mundo. Já na última edição do The Best, no mês passado, Nakata teve a missão de revelar o nome da melhor jogadora do planeta em 2017.

SAMUEL ETO'O (CAM)

O atacante camaronês, que fez sucesso com a camisa do Barcelona e defende desde 2015 o Antalyaspor, da Turquia, nem precisou se aposentar para virar um habitué das cerimônias da Fifa. Eto'o participou do sorteio das eliminatórias da Copa-2018 (torneio que ele poderia disputar caso abandonasse a aposentadoria da seleção de Camarões) e de duas das três últimas cerimônias de premiação organizada pela entidade –em 2016, anunciou a seleção do mundo, e, neste ano, entregou a taça de melhor torcida para o Celtic (ESC).


Mais de Cidadãos do Mundo

Lewandowski fugiu da 1ª comunhão e foi goleador de 3 divisões antes da fama
Os 7 proprietários de clubes mais ricos do planeta
Como rumor de sexo com filha do técnico minou ex-promessa do United
Piqué é superdotado: verdade ou lenda urbana?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.