5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades
Imagine um estádio capaz de abrigar todos os habitantes da cidade onde ele está localizado… ou melhor ainda, uma arena com capacidade de público superior à população total daquele local.
Obra faraônica? Em alguns casos, pode até ser. Mas essa situação é mais normal do que você imagina e atinge até times de primeira divisão de campeonatos nacionais relevantes, como o Francês e o Português.
Nesses casos, casa cheia significa cidade vazia.
COBRESAL (CHI)
Em 1986, o Cobresal precisou transformar seu estádio, o El Cobre, em uma arena com capacidade 20 mil pessoas para poder jogar em casa na Libertadores. Só que o clube nunca chegou nem perto de lotar o estádio. Isso porque o Cobresal é o time de futebol nascido de uma mina de cobre localizada em uma das regiões menos convidativas do planeta, o Deserto do Atacama. A cidade onde fica sua sede, El Salvador, teve no auge da exploração do minério cerca de 12 mil habitantes. Hoje, nem 8 mil pessoas vivem por lá.
GUINGAMP (FRA)
O Stade de Roudourou foi palco do primeiro jogo de Neymar com a camisa do Paris Saint-Germain, em agosto. Na vitória por 3 a 0 do PSG sobre o time da casa, 18.378 pessoas encheram a arena localizada no noroeste da França. Ou seja, o estádio de Guingamp está apto a receber incríveis 238% da população da cidade, que não tem nem 7.300 habitantes na atualidade.
MOREIRENSE (POR)
Na temporada passada, o clube fez a festa dos 4.800 habitantes da cidade de Moreira de Cónegos ao conquistar o título da Copa da Liga Portuguesa e permanecer na primeira divisão local. Se a celebração pelo melhor ano da história do Moreirense foi no estádio Parque Joaquim Almeida Freitas, ele provavelmente não ficou cheio. Isso porque a arena onde o time manda suas partidas tem capacidade para abrigar mais de 6 mil torcedores.
LENS (FRA)
Campeão francês em 1998 e atualmente na segunda divisão, o Lens joga no estádio Bollaert-Delelis, que recebeu mais de 41 mil pessoas e foi reduzido para 38 mil torcedores durante a reforma que o deixou apto para receber jogos da Eurocopa-2016 (como Portugal x Croácia, na imagem acima). Só que mesmo com sua recente redução de capacidade, a arena ainda abriga um número maior de pessoas do que a população da cidade onde foi construído (cerca de 31 mil habitantes).
VADUZ (LIE)
Principal clube de Liechtenstein, o Vaduz foi rebaixado na temporada passada para a segunda divisão da Suíça e atua no Rheinpark Stadion, casa da seleção e maior arena do país. Imponente, né? Nem tanto. O estádio tem capacidade para receber só 7.584 pessoas, ainda assim mais do que os cerca de 5 mil habitantes da capital de Liechtenstein.
Mais de Clubes
– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha
– Sensação da Europa, City importou "meio Barcelona" para chegar ao topo
– 7 estádios históricos do futebol mundial que já não existem mais
– Agressões e bebedeiras: City tem 3 jogadores com passagem pela polícia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.