Topo

Rafael Reis

De atriz pornô a Homem-Aranha: os 7 patrocínios mais bizarros do futebol

Rafael Reis

29/10/2017 04h00

Dinheiro é dinheiro, não importa a origem. É assim que os dirigentes de clube devem ter pensado quando assinaram alguns dos contratos de patrocínios mais bizarros da história do futebol mundial.

De atriz pornô a site de busca por relacionamentos, passando por plataforma de filmes adultos, game e até banda de forró, quase todo tipo de empresa já se aproveitou do esporte mais popular do planeta para expor sua marca.

Selecionamentos abaixo sete dos patrocinadores dos mais incomuns que já apareceram no futebol brasileiro ou de qualquer outra parte do mundo. Afinal, dinheiro é dinheiro. E parece que sua origem não tem importância alguma.

FUTEBOL PARA ADULTOS I

O SV Oberwürzbach, time que disputa o equivalente à sexta divisão da Alemanha, conta com o dinheiro da indústria do sexo para não fechar no vermelho nesta temporada. O clube tem como patrocinadora máster a atriz pornô Lena Nitro, um dos nomes mais importantes do cinema adulto no país. A loira divulga na camisa do Oberwürzbach seu site oficial, onde apresenta vídeos de suas atuações mais excitantes e vende produtos de sua marca pessoal.

FUTEBOL PARA ADULTOS II

O Washington Square FC é um time que disputa apenas uma liga amadora de Boston, nos EUA. Mesmo assim, possui como patrocinador um peso pesado do mercado do entretenimento. A equipe de Massachusetts tem estampado no peito de sua camisa a marca do Red Tube, o 206º site mais visto do planeta, segundo a Alexa. Motivo de orgulho? Não para os mais conservadores, afinal o Red Tube é uma plataforma de divulgação de vídeos adultos: filmes pornôs, strip-teases e performances caseiras fazem parte do seu catálogo.

FUTEBOL DENTRO DO FUTEBOL

Um dos games de futebol mais populares do mundo, o Pro Evolution Soccer decidiu usar a plataforma mais óbvia possível para divulgar seu produto: o futebol. O contrato de patrocínio com o Fulham, clube da segunda divisão inglesa, foi assinado no começo de agosto e proporcionou uma exposição um tanto quanto incomum do jogo produzido pela Konami. Como a marca PES está impressa na parte da trás da camisa do Fulham nesta temporada, ela acaba aparecendo também nas telas do Fifa 2018, seu arquirrival no mercado dos games.

E AÍ, DEU MATCH?

Quem estiver na Itália e quiser procurar um namorado ou um caso de uma noite só no Tinder pode acabar dando um match com o atacante polonês Arkadiusz Milik.  Não que o centroavante Napoli necessariamente esteja utilizando a rede social para movimentar sua vida amorosa e sexual. O perfil foi criado para celebrar a parceria entre o Tinder entre o clube italiano. O contrato de patrocínio, no entanto, não prevê a exibição da marca do app na camisa do time.

FUTEBOL E MÚSICA

Muita gente estranhou quando viu a marca da banda Cavaleiros do Forró exposta na camisa do tradicional América (RN), em 2012. O caso teve uma grande exposição na época, mas não foi único. No início desta década, várias bandas de forró do Nordeste, como Calcinha Preta, Mulheres Perdidas, Moleca sem Vergonha, Flor de Liz e Limão com Mel, fizeram parceiras com clubes de futebol e se tornaram patrocinadoras do esporte número 1 do Brasil.

PATROCINADOR DE ACRÉSCIMOS

Casas de apostas são um tradicional patrocinador do futebol e já apareceram nas camisas de alguns dos clubes mais poderosos do mundo, como Real Madrid e Milan. Só que no caso do West Ham, a Bet Victor não estava presente no seu uniforme, mas sim no anúncio dos acréscimos da partida feito pelo placar do antigo estádio Upton Park. Esse contrato de patrocínio chegou a criar uma mania entre torcedores do West Ham: usar a Bet Victor não para apostar no resultado dos jogos, mas sim no tempo de acréscimos que cada jogo teria.

DE CINEMA

Durante as temporadas 2003/04 e 2004/05, a camisa do Atlético de Madri até parecia aquele espaço dos cinemas dedicado a cartazes dos próximos filmes que entrarão em exibição. Graças a um contrato com a Columbia Pictures, o clube espanhol anunciou em seu uniforme várias das principais estreias de Hollywood na época, como "Hitch", "Gothika", "SWAT" e "Closer". Mas nenhuma camisa ficou mais famosa do que a que promoveu o lançamento de "Homem-Aranha 2", usada durante a Copa Intertoto de 2004.


Mais de Clubes

– Brasileiro é a liga relevante do planeta com menor presença de estrangeiros
– Econômico, Bayern montou time titular com 68% do preço de Neymar
– Nem Neymar, nem Cavani: Melhores batedores de pênalti do PSG estão no banco
– Você se lembra da última partida em que o Real Madrid não fez gol?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.