Topo

Rafael Reis

Brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro é cria de ex-seleção

Rafael Reis

03/10/2017 08h58

Nada de Neymar, Gabriel Jesus, Firmino ou qualquer atacante que está nos planos de Tite para a Copa do Mundo-2018. O brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro 2017/18 é praticamente um desconhecido em seu país-natal.

O meia-atacante João Morelli já marcou 16 gols no Campeonato Estoniano pelo FC Levadia e aparece na 22ª colocação na classificação do prêmio concedido ao maior goleador das ligas nacionais europeias na temporada.

O jogador de 21 anos é cria das categorias de base do Ituano e foi negociado com o Middlesbrough em 2015 devido a uma parceria costurada pelo ex-meia da seleção brasileira Juninho Paulista, atual responsável clube de Itu.

Sem muitas oportunidades na Inglaterra, Morelli acabou emprestado ao futebol estoniano para ganhar experiência e acabou se transformando em um dos principais goleadores do pequeno país.

Com 16 pontos, o garoto é de longe o brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro. Jonas, artilheiro do Campeonato Português pelo Benfica, ocupa a 41ª colocação e é quem mais se aproxima dele.

Já Neymar, a contratação mais cara da história do futebol mundial, aparece apenas em 49º.

O líder da corrida pelo prêmio de goleador máximo do Velho Continente é um adversário de Morelli no futebol da Estônia. Albert Prosa, do Tallinn, acumula 26 pontos e continua no topo do ranking.

Mas sua liderança está seriamente ameaçada por dois sul-americanos. O colombiano Radamel Falcao García (Monaco) já tem 24 pontos e é o segundo na lista. O argentino Lionel Messi (Barcelona), vencedor do prêmio na temporada passada, aparece na sequência, com 22.

Messi, que somou 74 pontos na última edição da Chuteira de Ouro, divide com Cristiano Ronaldo (Real Madrid) o posto de maior vencedor do prêmio. Cada um deles já levou quatro troféus para casa.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Albert Prosa (EST, Tallinn) – 26 pontos (26 gols)
2º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 24 pontos (12 gols)
3º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 22 pontos (11 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora) – 22 pontos (22 gols)
5º – Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 21 pontos (14 gols)
Magnus Eriksson (SUE, Djugardens) – 21 pontos (14 gols)
Gerard Gohou (CAZ, Kairat Almaty) – 21 pontos (21 gols)
8º – Paulo Dybala (ARG, Juventus) – 20 pontos (10 gols)
Sean Maguire (IRL, Preston North End) – 20 pontos (20 gols)
10º – Rimo Hunt (EST, FC Levadia) – 18 pontos (18 gols)
Andri Bjarnason (ISL, Grindavík) – 18 pontos (18 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Miranda vê Brasil entre favoritos, mas quer encarar europeus para evoluir
– Tem até ex-seleção: 5 brasileiros que jogaram no exterior e estão sem clube
– O que falta para Fabinho ganhar uma chance na seleção?
– Adversário do PSG, brasileiro chegou à França quando Neymar tinha 12 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.