Topo

Rafael Reis

Dagoberto e promessas da seleção: 7 brasileiros que hoje jogam Segundonas

Rafael Reis

18/09/2017 04h00

Você certamente está acostumado a ver jogadores brasileiros conhecidos atuando nos principais campeonatos nacionais europeus (Espanhol, Inglês, Italiano, Francês, Alemão, Português, etc…), na China, nos Estados Unidos e até mesmo em ligas do Oriente Médio. Mas, e em torneios de segunda divisão?

Pois sabia que há muita gente conhecida do torcedor brasileiro espalhada pelas Séries B de diversos países da Europa e também da Ásia.

Listamos abaixo sete brasileiros famosos, que atuaram em grandes clubes do país ou foram apontados como grandes promessas para o futuro da seleção, que hoje ganham a vida em alguma Segundona no exterior.

DAGOBERTO
Atacante
34 anos
San Francisco Deltas (EUA)

Cinco vezes campeão brasileiro (2001, 2007, 2008, 2013 e 2014), o atacante que foi ídolo do São Paulo no final da década passada não disputa oficialmente uma segunda divisão. Mas, na prática, a NASL (North American Soccer League), competição na qual o San Francisco Deltas está inserido, é o segundo escalão do futebol nos Estados Unidos –abaixo da MLS (Major League Soccer). A equipe que Dagoberto defende é novinha em folha. Foi fundada no ano passado e está em sua primeira temporada na NASL.

LUCAS PIAZÓN
Meia-atacante
23 anos
Fulham (ING)

Promessa com status de estrela nas categorias de base do São Paulo, foi camisa 11 da seleção no Mundial sub-17 de 2011 e acabou contratado já no ano seguinte pelo Chelsea. Apesar do alto investimento (7,5 milhões de euros, ou R$ 28 milhões) para um atleta tão jovem, praticamente não teve chances em Stamford Bridge. Piazón ainda pertence ao clube londrino, mas está em seu quinto empréstimo para outra equipe. Desde agosto de 2016, está cedido ao Fulham, sétimo colocado na temporada passada da segunda divisão inglesa. No momento, o brasileiro está fora de ação devido a uma fratura na perna.

FÁBIO
Lateral esquerdo
27 anos
Middlesbrough (ING)

Adversário de Piazón na Championship, o irmão gêmeo de Rafael (Lyon) foi rebaixado para a segunda divisão inglesa na temporada passada com o Middlesbrough e permaneceu no clube para tentar devolvê-lo à Premier League. Ex-Manchester United, o brasileiro começou 2017/18 no banco de reservas, mas ganhou a posição nas últimas rodadas e até já balançou as redes na Copa da Liga Inglesa.

EVANDRO
Meia
31 anos
Hull City (ING)

O ex-jogador de Palmeiras, Atlético-PR e seleção sub-20 completa o grupo de brasileiros conhecidos na divisão de acesso da Inglaterra. Evandro chegou ao Hull City em janeiro, após dois anos e meio no Porto, para tentar evitar a queda do time para a Championship. Só que o meia sofreu uma lesão, ficou mais de um mês parado e não conseguiu escapar do rebaixamento. Com contrato até 2019, ele permanece na equipe inglesa.

XANDÃO
Zagueiro
29 anos
Sporting Gijón (ESP)

Após passagens por Portugal e Rússia e cinco meses de desemprego no primeiro semestre, o ex-zagueiro do São Paulo assinou em agosto com o Sporting Gijón, antepenúltimo colocado do Campeonato Espanhol na temporada passada. O vínculo firmado por Xandão tem apenas um ano de duração, tempo que ele espera ser suficiente para devolver o clube ao primeiro escalão da terra de Barcelona e Real Madrid.

MAURÍCIO RAMOS
Zagueiro
32 anos
Rizespor (TUR)

Um dos integrantes do elenco do Palmeiras no rebaixamento de 2012, o zagueiro voltou a viver a experiência de cair de divisão na temporada passada, quando defendeu o Adanaspor. Apesar de não ter permanecido no clube para 2017/18, Maurício Ramos irá disputar a segunda divisão turca, já que assinou contrato contrato de um ano com o Rizespor, que foi rebaixado junto com o Adanaspor.

ADRIANO
Atacante
29 anos
Shijiazhuang Ever Bright (CHN)

Apelidado de Michael Jackson, pelo costume de imitar o Rei do Pop na comemoração dos seus gols, o ex-atacante de Bahia e Palmeiras é mais um dos jogadores brasileiros que se renderam ao dinheiro do futebol chinês. Mas Adriano acabou sendo contratado em janeiro por um clube da segunda divisão do Gigante Asiático. Sem problemas, já que o Ever Bright é o terceiro colocado na League One e está na briga direta pelo acesso.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 5 brasileiros no exterior que já podem assinar com seu time para 2018
– Ganso e mais 4 brasileiros que "renasceram" na nova temporada europeia
– Champions pré-Copa tem aumento na presença brasileira e 70% da seleção
– Punido por fraudar jogos, brasileiro renasce ao lado de pedreiros e garçons

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.