Topo

Rafael Reis

Ganso e mais 4 brasileiros que "renasceram" na nova temporada europeia

Rafael Reis

13/09/2017 04h30

Temporada nova, vida nova. Há muitos jogadores que decidiram levar a sério essa máxima do futebol.

O início da temporada 2017/18 tem uma cara de vida nova para atletas que andavam com a carreira em baixa e não vinham mostrando um bom futebol até começaram a mostrar sinais de recuperação nas últimas semanas.

Conheça abaixo cinco jogadores brasileiros que estão dando a volta por cima neste início de temporada e parecem "renascidos" depois das férias de meio de ano.

GANSO
Meia
27 anos
Sevilla (ESP)

Um dos grandes fracassos brasileiros na temporada passada, o ex-jogador de Santos e São Paulo chegou a passar três meses consecutivos sem sair do banco de reservas do Sevilla. Com a saída do técnico Jorge Sampaoli e a chegada do também argentino Eduardo Berizzo, o meia brasileiro passou receber mais oportunidades… E tem correspondido: escalado como titular nas três primeiras rodadas do Campeonato Espanhol, Ganso já balançou as redes duas vezes.

DANILO
Lateral direito
26 anos
Manchester City (ING)

Um dos jogadores menos queridos pela torcida do Real Madrid na temporada passada, o brasileiro costumava ser vaiado pelo Santiago Bernabéu sempre que era escalado no campeão europeu. Foi necessário uma mudança de ares para Danilo recuperar seu futebol. Contratado pelo Manchester City, virou um homem de confiança de Guardiola, que tem explorado ao máximo sua polivalência. Na Inglaterra, o jogador já atuou como lateral direito, ala esquerdo e até no miolo de zaga.

NETO
Goleiro
28 anos
Valencia (ESP)

Convocado diversas vezes para a seleção brasileira entre 2010 e 2015, passou duas temporadas sentado no banco de reservas da Juventus à espera de uma aposentadoria de Buffon que nunca chegava. Em julho, deixou a Itália em busca de vida nova (e mais minutos em campo) no Valencia. Titular da meta do clube do Mestalla, não foi vazado em duas das três primeiras rodadas do Espanhol e só sofreu gol até agora do Real Madrid.

LUCAS LEIVA
Volante
30 anos
Lazio (ITA)

Apesar de adorado pela torcida do Liverpool em reconhecimento aos dez anos em que vestiu a camisa vermelha, o brasileiro não era mais um jogador importante na equipe inglesa e servia basicamente para compor elenco. Situação bem diferente da que Lucas Leiva vive no começo de sua trajetória na Lazio. O brasileiro e peça-chave no esquema do técnico Simone Inzaghi e venceu as três partidas que disputou pelo novo clube –contra Juventus, Chievo Verona e Milan.

ALISSON
Goleiro
24 anos
Roma (ITA)

É difícil falar que o dono da camisa 1 da seleção brasileira vinha de uma temporada ruim. Mas, até as férias do meio do ano, Alisson era reserva na Roma. Essa situação só mudou depois da saída do polonês Szczesny para a Juventus. Agora, o ex-jogador do Internacional não tem concorrentes na meta do clube da capital italiana e tem a chance de provar que é uma escolha acertada do técnico Tite.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Champions pré-Copa tem aumento na presença brasileira e 70% da seleção
– Punido por fraudar jogos, brasileiro renasce ao lado de pedreiros e garçons
– Na Coreia do Sul, Lulinha diz ter mais medo do Brasil do que de Kim
– 7 histórias de brasileiros para acompanhar de perto na temporada europeia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.