Topo

Rafael Reis

Maior artilheiro da pré-Champions é brasileiro e arrasta fãs para igreja

Rafael Reis

16/08/2017 04h00

O pastor Marcos Tavares sabe que boa parte do público que costuma frequentar seus cultos em Maribor, segunda cidade mais populosa da Eslovênia, está mais interessada em conhecer o maior ídolo do futebol do país do que os ensinamentos da Bíblia.

Mas o líder da igreja "Jesus é o caminho" não parece se importar com isso.

"Meu maior ministério é fora da igreja, é jogando futebol. Sei que as pessoas vão até mim atrás do Tavares, mas acabam encontrando Jesus Cristo e é por ele que ficam. Foi esse o caminho que Deus escolheu para mim: onde os pastores não entram, o futebol chega".

Há quase uma década vestindo a camisa do Maribor, o clube mais vitorioso da história da Eslovênia, o brasileiro de 33 anos é o maior nome do futebol do país que até 1991 fazia parte da Iugoslávia.

Tavares é o maior goleador (165 gols) e o jogador que mais atuou (435 partidas) pelo time vencedor de cinco das últimas seis edições do Campeonato Esloveno. Mas não é nenhum desses recordes o que mais lhe enche de orgulho.

"Sou o maior artilheiro da história das fases preliminares da Liga dos Campeões", enche a boca para dizer.

O gaúcho de Porto Alegre, que começou a carreira no Internacional, profissionalizou-se no Grêmio, defendeu as seleções brasileiras de base e está no exterior desde 2007 balançou as redes 20 vezes nas etapas anterior à fase de grupos da Champions.

Só nesta temporada, Tavares já marcou quatro vezes na campanha que colocou o Maribor a um passo da classificação para a fase mais conhecida do torneio continental.

Se vencer o mata-mata contra o israelense Hapoel Be'er Sheva, nesta quarta e na próxima terça-feira, o time esloveno irá à fase principal da Champions, e o atacante brasileiro terá a chance de realizar mais um dos seus objetivos.

"Eu disputei a fase de grupos três anos atrás, mas não consegui marcar nenhum gol".

Em 2014/15, quando superou a etapa preliminar do torneio europeu pela última vez, o Maribor caiu no mesmo grupo de Sporting, Schalke 04 e Chelsea. Apesar de não ter conseguido se classificar para a fase final, o time esloveno colheu três honrosos empates, um contra cada adversário.

Mesmo sem ter conseguido balançar as redes na ocasião, Tavares lembra com carinho da experiência de enfrentar alguns dos principais jogadores do planeta. E faz questão de frisar: "Fui eu que fiz o gol que colocou o Maribor na fase de grupos".

Mais um episódio que reforçou a idolatria, palavra que o artilheiro não gosta por questões religiosas, dos torcedores eslovenos pelo pastor e camisa 9 brasileiro.

"No Brasil, ninguém me conhece. Mas aqui na Eslovênia, graças a Deus, é diferente. Construí uma história muito bonita por aqui. Todo mundo me conhece, vem conversar comigo, quer tirar foto"… até mesmo, dentro de sua igreja.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Brasileiros já movimentaram R$ 2,2 bi nesta janela; veja os 10 mais caros
– Zagueiro Gil fala em retorno ao Brasil, mas nega prioridade do Corinthians
– 7 crias do Botafogo que estão bombando (ou se deram mal) fora do Brasil
– 1º brasileiro no PSG perdeu tudo e teve de vender até medalha da Copa-1970

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.