Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

5 brasileiros sem contrato para seu time se reforçar no 2º semestre

Rafael Reis

2028-06-20T17:04:00

28/06/2017 04h00

A janela de transferências não está aberta apenas na Europa. O futebol brasileiro também vive um período em que é permitida a inscrição de novos jogadores.

Por isso, é hora dos clubes daqui analisarem bem seus elencos e partirem em busca de reforços para as retas finais da Libertadores e da Copa do Brasil, assim como para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Mostramos abaixo cinco opções de jogadores brasileiros que estavam no exterior e estão sem contrato para a próxima temporada. Ou seja, que podem ser contratados sem a necessidade de pagamento dos direitos econômicos.

Quem sabe algum deles apareça no seu clube de coração no segundo semestre…

NILMAR
Atacante
32 anos
Último clube: Al-Nasr (EAU)

Um dos campeões de especulações em quase todas as janelas de transferências, o atacante não deve continuar nos Emirados Árabes. Em litígio com o Al-Nasr, Nilmar chegou a ameaçar acionar a Fifa para antecipar o fim do seu contrato antes de receber os salários atrasados que o clube lhe devia. O Internacional, clube onde o jogador despontou para o cenário brasileiro, conversa sobre a possibilidade de contratá-lo.

LUCAS LEIVA
Volante
30 anos
Último clube: Liverpool (ING)

A passagem de dez anos do volante brasileiro pelo Liverpool está perto de um ponto final. Como o clube inglês não renovou seu contrato, Lucas Leiva tem corrido em busca de um novo clube para defender a partir de julho. No Brasil, o jogador vem conversando há meses com o Grêmio, time que o fez despontar para o futebol. O Trabzonspor, da Turquia, é outra opção para seu futuro.

JÚLIO BAPTISTA
Meia
35 anos
Último clube: Orlando City (EUA)

Jogador com passagens por Real Madrid, Arsenal e Roma, a cria das categorias de base do São Paulo está parada desde outubro do ano passado, quando não teve seu contrato com o Orlando City renovado. Na temporada em que atuou ao lado do seu amigo Kaká no futebol dos EUA, Júlio Baptista disputou 24 partidas e fez seis gols.

CHARLES
Atacante
33 anos
Último clube: Málaga (ESP)

O centroavante paraense tem experiência internacional de sobra. Afinal, foram 14 anos atuando no futebol espanhol, as duas últimas com a camisa do Málaga. Charles, que teve seu desempenho na última temporada prejudicado por uma contusão no joelho, está fora do Brasil desde 2001. Talvez seja a hora de voltar para casa.

LÚCIO
Zagueiro
39 anos
Último clube: FC Goa (IND)

O ex-capitão da seleção brasileira disputou as duas últimas temporadas da Superliga Indiana pelo FC Goa, time dirigido por Zico. Mas a competição, que não tem nem três meses de duração, foi a única atividade física profissional do zagueiro desde a rescisão do contrato com Palmeiras, no primeiro semestre de 2015. É necessário também saber se Lúcio ainda deseja ter uma vida usual de jogador profissional em seu país natal.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Denilson tirou recorde de Ronaldo e já foi jogador mais caro do mundo
Já começou: os 10 brasileiros mais caros desta janela de transferências
– Seleção dos reforços mais caros da história tem só 1 brasileiro; veja time
– Ídolo na Europa, zagueiro brasileiro admite chance de jogar pela Holanda

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis