Topo

Rafael Reis

5 brasileiros sem contrato para seu time se reforçar no 2º semestre

Rafael Reis

28/06/2017 04h00

A janela de transferências não está aberta apenas na Europa. O futebol brasileiro também vive um período em que é permitida a inscrição de novos jogadores.

Por isso, é hora dos clubes daqui analisarem bem seus elencos e partirem em busca de reforços para as retas finais da Libertadores e da Copa do Brasil, assim como para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Mostramos abaixo cinco opções de jogadores brasileiros que estavam no exterior e estão sem contrato para a próxima temporada. Ou seja, que podem ser contratados sem a necessidade de pagamento dos direitos econômicos.

Quem sabe algum deles apareça no seu clube de coração no segundo semestre…

NILMAR
Atacante
32 anos
Último clube: Al-Nasr (EAU)

Um dos campeões de especulações em quase todas as janelas de transferências, o atacante não deve continuar nos Emirados Árabes. Em litígio com o Al-Nasr, Nilmar chegou a ameaçar acionar a Fifa para antecipar o fim do seu contrato antes de receber os salários atrasados que o clube lhe devia. O Internacional, clube onde o jogador despontou para o cenário brasileiro, conversa sobre a possibilidade de contratá-lo.

LUCAS LEIVA
Volante
30 anos
Último clube: Liverpool (ING)

A passagem de dez anos do volante brasileiro pelo Liverpool está perto de um ponto final. Como o clube inglês não renovou seu contrato, Lucas Leiva tem corrido em busca de um novo clube para defender a partir de julho. No Brasil, o jogador vem conversando há meses com o Grêmio, time que o fez despontar para o futebol. O Trabzonspor, da Turquia, é outra opção para seu futuro.

JÚLIO BAPTISTA
Meia
35 anos
Último clube: Orlando City (EUA)

Jogador com passagens por Real Madrid, Arsenal e Roma, a cria das categorias de base do São Paulo está parada desde outubro do ano passado, quando não teve seu contrato com o Orlando City renovado. Na temporada em que atuou ao lado do seu amigo Kaká no futebol dos EUA, Júlio Baptista disputou 24 partidas e fez seis gols.

CHARLES
Atacante
33 anos
Último clube: Málaga (ESP)

O centroavante paraense tem experiência internacional de sobra. Afinal, foram 14 anos atuando no futebol espanhol, as duas últimas com a camisa do Málaga. Charles, que teve seu desempenho na última temporada prejudicado por uma contusão no joelho, está fora do Brasil desde 2001. Talvez seja a hora de voltar para casa.

LÚCIO
Zagueiro
39 anos
Último clube: FC Goa (IND)

O ex-capitão da seleção brasileira disputou as duas últimas temporadas da Superliga Indiana pelo FC Goa, time dirigido por Zico. Mas a competição, que não tem nem três meses de duração, foi a única atividade física profissional do zagueiro desde a rescisão do contrato com Palmeiras, no primeiro semestre de 2015. É necessário também saber se Lúcio ainda deseja ter uma vida usual de jogador profissional em seu país natal.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Denilson tirou recorde de Ronaldo e já foi jogador mais caro do mundo
Já começou: os 10 brasileiros mais caros desta janela de transferências
– Seleção dos reforços mais caros da história tem só 1 brasileiro; veja time
– Ídolo na Europa, zagueiro brasileiro admite chance de jogar pela Holanda

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.