Topo

Rafael Reis

7 estrangeiros que estão na Europa para reforçar seu time no Brasileiro

Rafael Reis

22/06/2017 04h00

Seu time de coração precisa de um atacante? Quer um novo zagueiro para chamar de seu? Ou talvez um meio-campista para suprir a carência na criação de jogadas ofensivas? Por que não um goleiro?

Com opções escassas e caras no mercado nacional, os times brasileiros têm olhado cada vez mais para o exterior na hora de realizar suas contratações.

Conheça abaixo 7 jogadores estrangeiros que disputaram a última temporada na Europa e são contratações viáveis (tanto do ponto de vista financeiro, quanto técnico) para clubes brasileiros no segundo semestre deste ano.

JONATHAN CALLERI
Atacante
23 anos
Argentina
West Ham (ING)

Destaque do São Paulo no primeiro semestre do ano passado, foi para a Inglaterra e marcou apenas um gol em 21 partidas. Com o fim do empréstimo ao West Ham, Calleri voltará ao Deportivo Maldonado, clube uruguaio que serve apenas como "ponte" para transferências de jogadores e onde seu contrato está registrado. São Paulo e Palmeiras já manifestaram interesse no atacante. Mas, a princípio, a negociação só deve acontecer se seus empresários não conseguirem emplacá-lo em um time médio na Europa.

MARTÍN CÁCERES
Zagueiro
30 anos
Uruguai
Southampton (ING)

O zagueiro e lateral uruguaio disputou apenas uma partida durante toda a temporada passada. Culpa dos problemas físicos, que insistem em prejudicar o andamento de sua carreira. Mas Cáceres é um jogador muito acima da média e seria titular em qualquer time do futebol brasileiro. Seu contrato com o Southampton chega ao fim na próxima semana, e ele ficará livre para assinar com um novo clube. No início do ano, o Vasco chegou a sondar sua situação. Agora, é a hora de uma nova investida.

GUILLERMO OCHOA
Goleiro
31 anos
México
Granada (ESP)

Destaque mexicano na última Copa do Mundo, o goleiro não consegue repetir na Europa o sucesso que faz com a camisa da seleção. Rebaixado com o Granada no último Campeonato Espanhol, Ochoa é outro que fica sem contrato a partir do início de julho. O arqueiro mexicano interessa ao Flamengo. Mas sua prioridade, pelo menos por enquanto, é continuar na Espanha –tem o Las Palmas como destino mais provável.

CAMILO ZÚÑIGA
Lateral
31 anos
Colômbia
Watford (ING)

Lembrado no Brasil por ter tirado Neymar da reta final da Copa do Mundo-2014, o lateral colombiano teve uma temporada cheia de altos e baixos do Watford, clube inglês para o qual foi emprestado na última temporada. Zúñiga tem mais um ano de contrato com o Napoli, mas dificilmente será aproveitado pelo time italiano e pretende retornar para o futebol sul-americano. Oportunidade de ouro para um clube brasileiro conseguir um reforço com vasta experiência internacional.

JUAN ITURBE
Meia-atacante
24 anos
Paraguai
Torino (ITA)

Chamado de "Messi paraguaio" no início da carreira, não conseguiu decolar no futebol europeu e acabou passando a maior parte da temporada passada no banco de reservas do Torino. Apesar de ter contrato com a Roma até 2019, não faz parte dos planos imediatos (e nem futuros) da equipe da capital italiana. Se nada melhor aparecer (inclusive uma proposta de algum clube brasileiro), Iturbe deve encontrar refúgio no futebol mexicano no segundo semestre.

JEFFERSON FARFÁN
Atacante
32 anos
Peru
Lokomotiv Moscou (RUS)

Velho conhecido dos clubes brasileiros, já fez parte da lista de compras de Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Fluminense, mas nunca jogou por aqui. Aos 32 anos e depois de uma minitemporada em que marcou um gol em oito partidas na Rússia, esse momento talvez tenha chegado. O contrato de Farfán com o Lokomotiv Moscou termina no dia 30 e ele está oficialmente à procura de um novo clube.

GONZALO RODRÍGUEZ
Zagueiro
33 anos
Argentina
Fiorentina (ITA)

Tem experiência de sobra para comandar qualquer defesa do futebol brasileiro. Afinal, são 13 anos atuando no futebol europeu e mais de 150 partidas disputadas com as camisas de Villarreal e Fiorentina. Ex-seleção argentina, Rodríguez é mais um dos integrantes do clube dos jogadores que ficam sem contrato na próxima semana. Nome interessante para os clubes que precisam de um xerifão para liderar seu elenco.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sonho de ter Cristiano Ronaldo transforma estrelas em "moedas de troca"
Como a novela "Rebelde" ajudou Ochoa a se transformar em astro no México
Novato da seleção alemã já foi suspenso por comentário machista
Por onde andam os jogadores da Alemanha que foi tri mundial na Copa-1990?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.