Topo

Rafael Reis

Ele jogou com Pelé e Beckenbauer no Cosmos. Hoje, é motorista de Uber

Rafael Reis

21/05/2017 04h00

"Eu já joguei com Pelé. E não só com ele, mas também Carlos Alberto Torres e Franz Beckenbauer". Você acreditaria nessa história se ela fosse contada pelo motorista do Uber que está te levando de volta para casa depois de um dia de trabalho?

Se você mora na Espanha, há uma pequena chance de esse causo não ser apenas uma tentativa de impressionar passageiros.

Afinal, Santiago Formoso, um lateral esquerdo espanhol naturalizado norte-americano que jogou no lendário New York Cosmos entre 1978 e 1979, trabalha hoje como motorista profissional.

A história foi revelada na semana passada pelo "Marca", um dos principais jornais esportivos da terra natal do ex-jogador.

"Quando me aposentei, tinha que fazer alguma coisa para sobreviver. Foi assim que comecei com taxista. Como gosto demais do volante, continuo por aqui", afirmou Formoso, que chegou a ser proprietário de três empresas de transporte de luxo e hoje dirige para o Uber.

O motorista não esconde o passado dos seus clientes. Pelo contrário, aproveita os causos colhidos ao lado de grandes nomes da história do futebol mundial para entreter os passageiros.

"Cheguei a dividir quarto com Pelé [quando o Rei voltou ao Cosmos para disputar amistosos pós-aposentadoria]. Alguns anos atrás, acabei encontrando com ele em um barco em Veneza e fui abraçá-lo. A princípio, ele não me reconheceu. Tive que dizer quem eu era. Mas ele falou que eu estava mentindo, que o Formoso que ele conhecia era um jovem bonito e cabeludo, não um gordo careca. Então, caímos na risada".

Sua história com Beckenbauer, o capitão e principal jogador da Alemanha na conquista da Copa de 1974, é ainda melhor.

"Eu estava tomando uma Coca-Cola no intervalo de uma partida em pleno verão, um dia que estava muito quente. De repente, alguém toma a latinha da minha mão e a joga contra a parede. Quando me viro, vejo Beckenbauer gritando que sou louco, que aquilo que eu estava bebendo era pura química. Em seguida, ele me deu uma cerveja".

Nascido em Vigo, próximo à fronteira com Portugal, Formoso migrou para os EUA quando tinha 15 anos e completou seus estudos na América. Foi lá também que se tornou jogador profissional de futebol e iniciou a carreira que teria o Cosmos como ponto alto.

Naturalizado norte-americano, o lateral chegou a disputar sete partidas pela seleção e participou das eliminatórias para a Copa-1978.

Sua história foi transformada em filme pelo jornalista espanhol Pedro Pablo Alonso, que lançou "Alén do Cosmos", um documentário sobre a trajetória de Formoso no meio dos popstars do time nova-iorquino.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 aspirantes a craque para acompanhar de perto no Mundial sub-20
Por onde andam os jogadores da Itália que fez o Brasil chorar na Copa-1982?
Livres para assinar: 7 astros que ficam sem contrato no fim da temporada
Pivô de escândalo no Barça, "Messi japonês" estreia aos 15 e causa furor

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.