Topo

Rafael Reis

Rei dos acréscimos: Palmeiras tem as partidas mais longas da Libertadores

Rafael Reis

26/04/2017 04h00

"O jogo só acaba quando o Palmeiras marca", "ou o Palmeiras faz um gol, ou a partida só vai terminar amanhã de manhã", "a Crefisa comprou os relógios da Libertadores", "acréscimos à la Palmeiras"…

Piadas como essas tomaram as redes sociais nas duas últimas semanas, desde que o atual campeão brasileiro derrotou o Peñarol por 3 a 2, com um gol marcado aos 54 min do segundo tempo.

As provocações contra os palmeirenses são exageradas, é claro. Mas, realmente, as partidas da equipe alviverde são, de longe, as de maior duração da Libertadores-2017.

O Palmeiras, que visita nesta quarta-feira o Peñarol, no Uruguai, já disputou três jogos na competição sul-americana deste ano. E permaneceu dentro de campo por 302 minutos.

Isso significa incríveis 32 minutos a mais de futebol em relação ao tempo regulamentar, um acréscimo superior a dez minutos por jogo. Resumindo: cada apresentação palmeirense na Libertadores dura em média quase 101 minutos, e não os 90 que estão na regra do futebol.

Foram oito minutos de acréscimo na estreia contra o Atlético Tucumán, da Argentina, 12 na vitória sobre o Jorge Wilstermann, da Bolívia, também obtida com um gol após os 45 min do segundo tempo, e mais 12 no encontro anterior com o Peñarol. Isso, é claro, somando as duas etapas.

Os acréscimos dados pelos árbitros nas partidas do Palmeiras são muito maiores do que os apontados nos jogos dos outros clubes participantes da Libertadores.

A prova disso é que o segundo time que mais teve tempo extra nas três primeiras rodadas da competição, o Peñarol, recebeu 23 minutos de acréscimos, nove a menos que o Palmeiras, sendo que 12 deles foram justamente no confronto contra os brasileiros.

Com exceção de River Plate e Emelec, que só jogaram duas vezes até o momento, cada time da Libertadores teve em média 18 minutos de acréscimo em seus três primeiros jogos na fase de grupos. Ou seja, a equipe treinada por Eduardo Baptista está 72% acima da média.

Isso não significa, porém, que há uma conspiração da arbitragem para favorecer o Palmeiras e que os jogos da equipe brasileira realmente só acabam quando ela consegue marcar o gol da vitória.

Os acréscimos (muito) acima do padrão indicam o quão truncado têm sido os jogos do time alviverde. Apesar de ter tido 102 minutos de duração, o encontro entre os palmeirenses e os uruguaios do Peñarol, na semana passada, teve só 40 minutos de bola rolando e uma expulsão, do atacante Dudu, que cumpre suspensão nesta noite.

Acréscimos acumulados nas 3 primeiras rodadas da Libertadores-2017

1º – Palmeiras (BRA) – 32 minutos
2º – Peñarol (URU) – 23 minutos
3º – Atlético Nacional (COL) – 22 minutos
Barcelona (EQU) – 22 minutos
Jorge Wilstermann (BOL) – 22 minutos
6º – Libertad (PAR) – 20 minutos
7º – Atlético Tucumán (ARG) – 19 minutos
Atlético-PR (BRA) – 19 minutos
Botafogo (BRA) – 19 minutos
Estudiantes (ARG) – 19 minutos
Santos (BRA) – 19 minutos


Mais de Clubes

– Por que gigantes europeus, como o Dortmund, tem ações na Bolsa?
– Fim das retrancas: Europa vê a maior "chuva de gols" dos últimos 39 anos
– Quem foi Jorge Wilstermann, que dá nome a rival do Palmeiras nesta quarta?
– Arena multiuso? Conheça o estádio que fica no teto de um shopping center

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.