Topo

Rafael Reis

Neymar sofre recorde de faltas e é o jogador que mais apanha na Europa

Rafael Reis

30/03/2017 04h00

Um carrinho daqui, um puxão de camisa de lá, um empurrão desproporcional, uma joelhada maldosa e até mesmo uma cotovelada disfarçada. Nenhum jogador do primeiro escalão do futebol mundial apanha tanto em campo quanto Neymar.

O astro da seleção brasileira é o atleta das sete principais ligas nacionais da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Portugal e Rússia) mais caçado pelos marcadores na temporada 2016/17.

De acordo com o "Who Scored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o camisa 11 do Barcelona já sofreu 101 faltas apenas nesta edição do Campeonato Espanhol. Como participou de 23 partidas, isso significa que ele sofreu em média 4,4 faltas por jogo disputado.

A frequência de pancadas dadas em Neymar é mais do que o dobro das desferidas contra seus dois principais oponentes no posto de melhor jogador do mundo.

O argentino Lionel Messi, seu companheiro no Barça, tem média de 2,1 faltas recebidas por jogo no Espanhol. Já Cristiano Ronaldo, o atual vencedor do prêmio, apanha ainda menos: 1,7 falta por partida no Real Madrid na liga nacional.

Assim, o segundo jogador mais caçado da Europa não é nenhum medalhão. O paraguaio Darío Lezcano, que defende o Ingolstadt, time pequeno do futebol alemão, é quem mais se aproxima de Neymar tem média de 4 faltas sofridas por ida a campo.

Apanhar muito não é novidade para o principal jogador brasileiro da atualidade. Desde seu início de carreira, no Santos, há oito anos, o atacante costuma ser caçado como um prêmio valioso pelos adversários.

Mas, em alta com a camisa da seleção e alçado ao posto de coprotagonista do Barcelona nas últimas semanas, ele tem se tornado cada vez mais alvo dos sedentos pontapés de seus marcadores.

É isso mesmo. Desde que chegou à Europa, em 2013, Neymar nunca apanhou tanto quanto agora. E as estatísticas deixam isso bem claro.

Em sua primeira temporada no Barça, o brasileiro recebia em média 3 faltas por partida. Já em 2015/16, esse número saltou para 3,8. E agora alcançou o recorde de 4,4 infrações sofridas por jogo.

É claro que Neymar não é nenhum santo. A fama de "cai-cai" que o acompanha desde que começou a fazer sucesso no futebol e os 13 cartões amarelos recebidos nesta temporada (também um recorde na fase europeia de sua carreira) deixam isso bem claro.

Mas ser o jogador que mais apanha no primeiro escalão do futebol mundial também não é fácil… Quem teria sangue-frio para aguentar tantos pontapés?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 50% brasileiro, zagueiro da Suíça morou no Rio em busca de "malandragem"
– Atrás de Vágner Love, Neymar está fora do top 100 da Chuteira de Ouro
Mais indisciplinado do Barça, Neymar bate recorde de cartões na Europa
– Quem é o brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.