Topo

Rafael Reis

Com ex-São Paulo, Libertadores tem 6 brasileiros em times gringos; conheça

Rafael Reis

06/03/2017 04h00

A fase de grupos da Taça Libertadores da América começa nesta terça-feira e conta com a participação recorde de oito clubes brasileiros.

Mas, além de Chapecoense, Palmeiras, Grêmio, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Atlético-PR e Botafogo, o futebol nacional estará representado na principal competição interclubes do continente por mais seis jogadores.

Conheça abaixo os atletas brasileiros que vão defender clubes de outros países na Libertadores-2017.

ALEX SILVA
Zagueiro
31 anos
Jorge Wilstermann (BOL)

É, de longe, o brasileiro mais conhecido que irá disputar a Libertadores por um time estrangeiro. Tricampeão nacional pelo São Paulo entre 2006 e 2008 e com passagem pela seleção, o zagueiro chegou à Bolívia há menos de dois meses para atuar no Jorge Wilstermann. Baleado por problemas físicos e excessos cometidos ao longo da carreira, Alex Silva está fora da elite brasileira desde 2013, quando deixou o Flamengo. Depois, passou por Boa Esporte, São Bernardo, Brasiliense, Rio Claro e Hercílio Luz. Nesse meio tempo, chegou a cogitar a aposentadoria. Mas voltou atrás na decisão.

THOMAZ
Meia
30 anos
Jorge Wilstermann (BOL)

Companheiro de Alex Silva no Jorge Wilstermann, clube que defende desde 2014. Destaque do Internacional na Copa São Paulo de 2006, o meia rodou por 16 clubes e três países (Suíça, Estados Unidos e, evidentemente, Brasil) em oito anos até chegar a Cochabamba. Seu melhor momento foi a conquista do Campeonato Catarinense de 2009 pelo Avaí.

RONALDO CONCEIÇÃO
Zagueiro
29 anos
Peñarol (URU)

Não é uma surpresa nenhuma ver o zagueiro que defendeu o Atlético-MG no ano passado vestindo a camisa do Peñarol na Libertadores. Apesar de ter passado por Internacional, Náutico, São Caetano e uma série de equipes pequenas do Rio Grande do Sul, Ronaldo Conceição construiu boa parte da carreira no Uruguai. A equipe aurinegra é a quarta que ele defende por lá –também jogou no Nacional, no River Plate e no El Tanque.

GABRIEL MARQUES
Volante
28 anos
Barcelona (EQU)

O volante mineiro, que também pode atuar na zaga, está há dois anos emprestado pelo River Plate (URU) à equipe equatoriana. Titular absoluto do Barcelona, Gabriel Marques foi revelado pelo Grêmio, passou pelo Campinas e, desde 2009, está vinculado ao clube de Montevidéu. Antes de ir para o Equador, o brasileiro também foi emprestado a Nacional (URU), Atlético-PR e Paraná.

EDIVALDO ROJAS
Atacante
31 anos
Sport Boys (BOL)

Natural de Cuiabá, o centroavante revelado pelo Atlético-PR é filho de bolivianos e estreou em 2011 pela seleção do país dos seus familiares e até já enfrentou o Brasil. Mas Rojas só passou a morar na Bolívia em 2015, quando assinou com o Jorge Wilstermann. No ano passado, mudou de clube e começou a defender o pequeno Sport Boys.

LUIS FERNANDO MARTELLI
Zagueiro
31 anos
The Strongest (BOL)

Mais um brasileiro que ganhou cidadania boliviana e virou jogador de seleção. Martelli chegou ao país em 2011 e passou por La Paz, Potosí e Nacional Potosí até se transferir para o Strongest, em 2014. No ano passado, participou da histórica vitória do clube boliviano sobre o São Paulo. O triunfo foi o primeiro do Strongest fora de casa na Libertadores desde 1982.

MAURICIO VIANA
Goleiro
27 anos
Sporting Cristal (PER)

Apesar de ter nascido em São Paulo, o goleiro possui família chilena e se mudou para lá ainda pequeno. Viana passou por todas as seleções de base do Chile e já chegou a ser convocado pela equipe principal. Atualmente, possui contrato com o Chiapas, do México, que o repassou ao Sporting Cristal para que ele dispute a Libertadores.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Brasileiros na China somam 290 partidas e 53 gols pela seleção
– "Futuro goleiro da seleção", ex-Santos só jogou uma vez nos últimos 2 anos
– Herói santista e "nômade" são os únicos brasileiros artilheiros na Europa
5 brasileiros desempregados no exterior para seu time repatriar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.