Topo

Rafael Reis

5 brasileiros que estão na Europa para seu time contratar por empréstimo

Rafael Reis

22/12/2016 06h00

Sabe aquele jogador que foi para a Europa por uma fortuna, ainda não deu certo por lá, mas que é caro demais para ter seus direitos econômicos adquiridos por um time brasileiro e voltar para casa?

Repatriações como essa normalmente só são possíveis por empréstimo. Ou seja, o clube com quem o atleta possui vínculo o libera para atuar por um tempo determinado por outra equipe, que assume o pagamento do seu salário integral ou parcial.

Listamos abaixo cinco jogadores que atendem aos critérios citados acima e podem (ou poderiam) ser emprestados ao futebol brasileiro em 2017.

GABRIEL
Atacante
20 anos
Inter de Milão (ITA)
Gabigol
Talvez o grande nome disponível para times brasileiros na janela de transferências de janeiro. O atacante trocou o Santos pela Inter de Milão depois da conquista do ouro olímpico, em agosto, mas só disputou três partidas (22 minutos) na Itália desde então. Seu clube formador e o Atlético-MG estão de olho em Gabigol e gostariam de repatriá-lo, mas concorrem com outros times da Europa, como Sampdoria e Genoa. De acordo com seu empresário, Wagner Ribeiro, o brasileiro não jogará em "time pequeno".

LUCAS SILVA
Volante
23 anos
Real Madrid (ESP)
Lucas Silva
Após exames médicos realizados no meio do ano terem detectado uma anomalia em seu coração e rumores de que poderia encerrar a carreira, o volante foi submetido a uma nova bateria de testes e acabou liberado pelo departamento médico do Real Madrid para voltar aos treinos. Apesar disso, dificilmente será utilizado pelo técnico Zinedine Zidane. No primeiro semestre, o Cruzeiro, clube que o revelou, já havia mostrado interesse em contratá-lo por empréstimo.

RAFAEL CABRAL
Goleiro
26 anos
Napoli (ITA)
Rafael Cabral
Ex-goleiro da seleção brasileira, está esquecido no banco de reservas do Napoli, clube pelo qual não disputa uma única partida oficial desde fevereiro de 2015. Tem contrato até 2018 e ainda pode dar a volta por cima no clube italiano. Mas, para isso, precisa de oportunidade para jogar, algo que poderia vir com um empréstimo. No ano passado, chegou a ser oferecido para o São Paulo, mas o negócio não avançou.

ELIAS
Meia
31 anos
Sporting (POR)
Elias
Elias certamente abriu um sorriso ao saber que Tite seria o novo técnico do Brasil. Só que para retornar à seleção, é necessário bem mais do que um gol em 13 partidas (a maioria delas saindo do banco de reservas) no Sporting. Desde que voltou ao clube português, em agosto, depois de dois anos no Corinthians, o meia tem ficado mais tempo na suplência do que dentro de campo, o que prejudica qualquer plano de crescimento profissional que possui.

GERSON
Meia
19 anos
Roma (ITA)
Gerson
Assim como Gabigol, chegou à Itália muito novo e tem passado muito tempo no banco de reservas. Ao contrário do ex-atacante do Santos, o meia parece estar lidando bem com essa situação de aprendizado. Mas isso não significa que o ex-jogador do Fluminense não queira jogar com mais frequência. Um retorno ao Brasil por seis meses lhe daria ritmo de jogo e experiência para voltar com mais força à Roma.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Enquanto D. Costa brilha, brasileiros têm só 1 gol em 45 dias no Inglês
Banco, Alisson ainda espera estreia no Italiano e revive saga de Taffarel
– Como Douglas superou as piadas para virar peça importante de time espanhol
– Brasil vive seca de gols na Champions e tem pior fase de grupos em 14 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.