Topo

Rafael Reis

Sorteio mostra que posição na fase de grupos pode não valer nada

Rafael Reis

12/12/2016 10h03

Ser primeiro colocado do seu grupo na Liga dos Campeões é uma grande vitória, pois é a chave para um confronto mais acessível nas oitavas de final. Tente explicar isso ao torcedor do Arsenal.

Ficar em segundo na sua chave no torneio interclubes mais badalado do planeta é o fim do mundo, uma certeza de que seu primeiro adversário na fase final será um peso pesado e o primeiro passo rumo à eliminação. Tente convencer disso o torcedor do Real Madrid.

Real Madrid

O sorteio dos confrontos das oitavas, realizado nesta segunda-feira, mostra que ser primeiro ou segundo colocado de um grupo da Champions muitas vezes não vale nada.

Principalmente, quando temos uma edição tão atípica quanto nesta temporada.

Além do Real (atual campeão), Manchester City, Bayern de Munique (semifinalistas em 2016/17) e Paris Saint-Germain ficaram na segunda posição de suas chaves.

Enquanto isso, o estreante Leicester, o "meia-boca" Napoli e o não tão tradicional assim Monaco lideraram seus grupos.

Pior para o Arsenal. Após quatro temporadas consecutivas sendo segundo em sua chave, os ingleses deixaram para trás o PSG, foram a melhor equipe do Grupo A e sonharam com um caminho menos árduo pela frente.

Mas o feito não foi suficiente para tirá-lo do seu tradicional caminho das pedreiras. Pela terceira vez em cinco temporadas, irá medir forças com o Bayern nas oitavas –nas outras duas, os alemães levaram a melhor.

E melhor para o Real Madrid. Desbancado do topo do Grupo F pelo Borussia Dortmund, poderia, por exemplo, pegar uma Juventus na primeira rodada dos mata-matas decisivos.

Mas manteve a tradição de não ter adversários do primeiro escalão do futebol europeu na abertura da fase final. Depois de enfrentar Lyon, CSKA Moscou, Schalke 04 e Roma em cinco das seis últimas temporadas, jogará contra o Napoli.

Tarefa muito menos complicada do que Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane temiam quando não conseguiram conquistar o primeiro lugar do grupo.

Confira os confrontos das oitavas da Champions (em negrito, meu palpite para avançar)

Manchester City (ING) x Monaco (FRA)
Real Madrid (ESP) x Napoli (ITA)
Benfica (POR) x Borussia Dortmund (ALE)
Bayern de Munique (ALE) x Arsenal (ING)
Porto (POR) x Juventus (ITA)
Bayer Leverkusen (ALE) x Atlético de Madri (ESP)
Paris Saint-Germain (FRA) x Barcelona (ESP)
Sevilla (ESP)
x Leicester (ING)


Mais de Opinião

– Quase irrelevante, Mundial de Clubes precisa de mudança radical
Longe de indicação, Neymar merece 6º lugar em prêmio de melhor do mundo
– Por que Lucas é sempre ignorado pela seleção brasileira?
– Novo prêmio de melhor do mundo pode se tornar concurso de fã-clubes

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.