Topo

Rafael Reis

Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a Champions? Veja ranking

Rafael Reis

06/12/2016 06h00

A cada drible de Neymar pelo Barcelona, o torcedor santista se lembra da última era de ouro do clube. Sempre que vê Casemiro dominando o meio-campo do Real Madrid, o são-paulino se lamenta por não ter percebido antes o talento do volante. E todo desarme de Marquinhos no PSG irrita o corintiano por ter deixado o zagueiro escapar tão cedo.

Mas, afinal, qual é o clube brasileiro que mais revelou jogadores para a atual temporada da Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta?

Neymar

Se considerarmos como atleta revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou aquele time direto para o exterior, então o Santos é o campeão na revelação de talentos brasileiros para a elite do futebol mundial.

Sete de suas crias estão na edição 2016/17 da Champions.

Famoso pela utilização massiva de jovens em sua equipe adulta, o Santos aparece no topo da lista graças principalmente à vitoriosa geração de Neymar. Além do atacante do Barcelona, Ganso (Sevilla), André (Sporting) e Rafael Cabral (Napoli) disputam a competição internacional.

Outros dois integrantes da equipe alvinegra no início da década 2010 estão na Liga dos Campeões. No entanto, os laterais Danilo (Real Madrid) e Alex Sandro (Juventus) começaram suas carreiras no América-MG e no Atlético-PR, respectivamente.

Segundo colocado, com seis jogadores na Champions, o São Paulo também está no grupo dos clubes brasileiros que possuem um trabalho destacado na base. Mas, ao contrário dos alvinegros, isso não tem se refletido em títulos para o time adulto.

Só que os são-paulinos não podem reclamar que estão mal representados no torneio. Casemiro é titular do meio-campo do Real Madrid, o atual detentor do título europeu. Lucas tem se destacado no PSG. E Boschilia, apesar de banco, joga no Monaco, uma das sensações desta edição.

Além de Santos e São Paulo, chama a atenção a "presença" do Juventus na Liga dos Campeões. O pequeno clube do bairro paulistano da Mooca revelou três jogadores para a competição: Raffael (Borussia Mönchengladbach), Luizão (Benfica) e Thiago Motta (PSG), mais que Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e muitos outros.

JOGADORES REVELADOS NA CHAMPIONS 2016/17:

1º – Santos: 7
André (Sporting)
Caio Henrique (Atlético de Madri)
Ganso (Sevilla)
Júnior Moraes (Dínamo Kiev)
Marcelo (Besiktas)
Neymar (Barcelona)
Rafael Cabral (Napoli)

2º – São Paulo: 6
Boschilia (Monaco)
Casemiro (Real Madrid)
Ederson (Benfica)
Hernanes (Juventus)
Lucas Moura (PSG)
Marcelinho (Ludogorets)

3º – Atlético-PR: 5

4º – Fluminense: 4

5º – Bahia e Juventus: 3

7º – Corinthians, Coritiba, Guarani, Grêmio, Juventus e Vasco: 2

13º – América-MG, Atlético-MG, Avaí, Cene, Comercial-PI, Corinthians-AL, Cruzeiro, Cuiabá, Desportivo Brasil, Grêmio Pinhalense, Guarani de Venâncio Aires, Figueirense, Flamengo, Internacional, Iraty, Joinville, Palmeiras, Quixadá, Remo, RS Futebol, São Caetano, São Carlos, Ulbra, União Mogi, Vila Nova e Vitória: 1

*Quatro jogadores brasileiros fizeram as categorias de base na Europa


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 5 jogadores que podem voltar da China para reforçar seu time em 2017
– A um ponto do título brasileiro, Moisés foi "rei do vice" na Croácia
– Jogador mais caçado da Champions é brasileiro… e não é o Neymar
Brasileiro é suspenso por 9 meses por agredir bandeirinha em Portugal

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.