Topo

Rafael Reis

Salário de trio do Barcelona é maior que folha de 16 times do Espanhol

Rafael Reis

02/12/2016 06h00

Adversário do Real Madrid no clássico deste sábado, o Barcelona pode até ter o trio de ataque mais festejado do futebol mundial. Só que paga caro por isso.

De acordo com levantamento feito pelo diário esportivo "Marca", o clube catalão gasta apenas com Messi, Neymar e Luis Suárez mais do que as folhas salariais de 16 dos 20 clubes que disputam a primeira divisão espanhola.

Barcelona

Ainda segundo o jornal, o Barça desembolsa anualmente 125 milhões de euros (R$ 450 milhões) no pagamento dos salários brutos (valor que inclui o que vai para o bolso dos jogadores e também para o governo) dos três atacantes sul-americanos.

De todas as equipes participantes do Espanhol, apenas Real Madrid (631 milhões de euros), Atlético de Madri (280 milhões) e Sevilla (129 milhões), além do próprio Barcelona (695 milhões), gastam mais do que isso com seu salários.

Clubes importantes do país campeão do mundo de 2010, como Athletic Bilbao (114 milhões), Valencia (90 milhões) e Villarreal (88 milhões), têm orçamentos menores do que aquele é reservado ao trio de ataque catalão.

Também de acordo com o "Marca", Messi e Neymar têm rendimentos idênticos. Cada um deles recebe um salário bruto de 50 milhões de euros (R$ 180 milhões).  Suárez, com a já apalavrada renovação do seu contrato, passará a ganhar a metade disso.

Apesar de caro, ou melhor, muito caro, o trio ofensivo do Barcelona costuma dar resultado e justificar o caminhão de dinheiro necessário para mantê-lo.

Dos 55 gols marcados pelo clube catalão nesta temporada, nada menos que 36 (ou seja, 65% do total) saíram dos pés ou cabeças dos seus milionários homens de frente. Messi lidera a artilharia, com 19, Suárez já fez 11 e Neymar anotou 6.

O clássico deste sábado, às 13h15, no Camp Nou, é a chance do Barcelona para não perder contato com o Real Madrid e ter uma disputa cabeça a cabeça com o arquirrival pelo título espanhol.

Depois de 13 rodadas disputadas, os catalães ocupam a vice-liderança da competição, com 27 pontos, seis a menos do que o Real.


Mais de Clubes

– Manchester United, Torino, Zâmbia: as maiores tragédias aéreas do futebol
– Como intercâmbio da "família Red Bull" ajuda a explicar sensação Leipzig
– Envolvido em corrupção, time parceiro e "íntimo" da Fifa pode jogar Mundial
– Para não perder Milan e Inter, San Siro pode virar "dois estádios"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.