Topo

Rafael Reis

Longe de indicação, Neymar merece 6º lugar em prêmio de melhor do mundo

Rafael Reis

29/11/2016 06h00

A Fifa divulga nesta sexta-feira os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo. E, apesar da empolgação do seu estafe com a regra que permite votos de torcedores na eleição, Neymar não deve estar entre os indicados.

O motivo é bem simples: o atacante brasileiro não está entre os três atletas que melhor jogaram futebol no planeta em 2016.

Neymar

Não é preciso pensar muito para achar, não três, mas apenas cinco nomes que merecem mais o prêmio que o camisa 11 do Barcelona neste ano: Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Antoine Griezmann, Lionel Messi e Luis Suárez.

Por essa ótica, Neymar foi o sexto melhor jogador do planeta em 2016, três posições abaixo que o terceiro lugar conquistado na última edição da eleição da Fifa.

Os prêmios que já tiveram seus resultados divulgados neste ano confirmam a tendência do brasileiro fora do top 3.

Neymar ficou de fora da seleção da última temporada do Campeonato Espanhol e também do "elenco ideal" de 18 jogadores da Liga dos Campeões da Europa.

CR7, Bale, Griezmann, Messi e Suárez, os caras que jogaram mais que ele em 2016, apareceram em pelo menos uma dessas duas listas de premiados.

Ao contrário do português e do galês do Real Madrid, Neymar não conquistou a Liga dos Campeões, o principal torneio interclubes do ano. Os dois rivais também se destacaram na Eurocopa, o maior momento futebolístico de 2016.

Já Griezmann leva vantagem sobre o brasileiro principalmente por ter liderado sua equipe, o Atlético de Madri, rumo à segunda colocação na Champions.

Neymar, por sua vez, teve um único momento de real protagonismo: a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, um torneio de baixo nível técnico e para qual o mundo do futebol estava se lixando.

Em relação aos seus companheiros de Barcelona, o brasileiro foi o integrante do trio de ataque do clube catalão que menos balançou as redes no ano.

O camisa 11 balançou as redes 25 vezes desde janeiro. No mesmo período, Suárez marcou 47 gols e Messi, 55.

Por tudo isso, Neymar não merece estar entre os três finalistas do prêmio de melhor do mundo. Desta vez, o sexto lugar já está de bom tamanho para ele.


Mais de Opinião

– Por que Lucas é sempre ignorado pela seleção brasileira?
– Novo prêmio de melhor do mundo pode se tornar concurso de fã-clubes
– Dá para levar a sério a "ressurreição" de Balotelli?
Cara nova, Leicester é o vencedor do sorteio dos grupos da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.