Topo

Rafael Reis

Do City ao desemprego: onde estão estrangeiros que defenderam o Atlético-MG

Rafael Reis

25/11/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste nono episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Atlético-MG e continuam em atividade.

A série retorna na quarta-feira, quando apresentaremos os estrangeiros do Cruzeiro.

NICOLÁS OTAMENDI
Zagueiro
28 anos
Argentino
No Atlético-MG: 2014
Manchester City (ING)
Otamendi
Quem diria que o zagueiro que defendeu o Atlético-MG por empréstimo no primeiro semestre de 2014 viraria titular da seleção argentina e do Manchester City, um dos melhores times do mundo? Não que Otamendi tenha ido mal em sua curta passagem pelo Brasil. Muito pelo contrário, o jogador foi embora ovacionado e ouvindo a torcida gritar o seu nome. Mas o futebol mostrado com a camisa alvinegra era apenas competente, nada que o credenciasse à carreira especial que construiu desde então.

FABIÁN CARINI
Goleiro
36 anos
Uruguaio
No Atlético-MG: De 2009 a 2010
Juventud de las Piedras (URU)
Carini
Apontado como um dos futuros melhores goleiros do mundo no começo dos anos 2000, quando se transferiu para a Juventus, passou pelo Galo quando já carregava o carimbo de "eterna promessa" e chegou a ser reserva do reserva em Minas Gerais com Vanderlei Luxemburgo. Com uma carreira longeva, defende desde 2014 o Juventud de las Piedras, uma modesta equipe uruguaia cujo objetivo anual é não se rebaixada para a segunda divisão.

JAIRO CAMPOS
Zagueiro
32 anos
Equatoriano
No Atlético-MG: De 2010 a 2011
El Nacional (EQU)
Campos
Primeiro equatoriano a jogar no Atlético-MG, foi um dos destaques do clube no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil de 2010. Mas, após o primeiro semestre em Belo Horizonte, caiu de desempenho, perdeu espaço na equipe titular e acabou cedido ao Deportivo Quito, de sua terra natal. Depois de dois anos se recuperando de uma grave lesão no tendão de Aquiles, Campos retornou ao futebol profissional no início de 2016. Atualmente, defende o El Nacional, também do Equador.

WASON RENTERÍA
Atacante
31 anos
Colombiano
No Atlético-MG: De 2009 a 2010
Desempregado
Renteria
Atacante de relativo sucesso no futebol brasileiro, onde também defendeu Internacional e Santos, teve sua passagem pelo Atlético-MG marcada por ter se atrasado na apresentação para a pré-temporada de 2010 e recebido uma multa da diretoria. No começo do ano, retornou ao Boyacá Chicó, clube que o lançou para o futebol colombiano. Mas, em setembro, anunciou sua saída. Agora, está com o futuro indefinido.

DAMIÁN ESCUDERO
Meia
29 anos
Argentino
No Atlético-MG: 2012
Puebla (MEX)
Escudero
Outro que rodou bastante pelo Brasil. Ex-Grêmio e Vitória, fez parte do elenco campeão mineiro de 2012 e só não ficou no Atlético por mais tempo porque o Boca Juniors, então dono dos seus direitos econômicos, pediu muito por sua liberação. No México, para onde se transferiu no começo de 2016, Escudero é titular absoluto do Puebla, time que fez campanha apenas mediana nesta temporada e ficou fora dos mata-matas decisivos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento
Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera
Acertar o gol é fácil? CR7 sofre com mira ruim na Champions
De Pelé a Weah: os 7 negros que mudaram o futebol mundial

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.