Topo

Rafael Reis

Jogador mais caçado da Champions é brasileiro... e não é o Neymar

Rafael Reis

23/11/2016 06h00

Nada de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou Luis Suárez. O jogador mais caçado da Liga dos Campeões é brasileiro, mas também não é Neymar.

Nenhum atleta apanhou mais nas quatro primeiras rodadas da principal competição interclubes da Europa que Jonathan Cafú, do búlgaro Ludogorets.

Cafu

Ex-Ponte Preta e São Paulo, o atacante que disputa a Champions pela primeira vez na carreira, já sofreu 16 faltas, uma média de quatro por partida disputada.

Só como comparação, Messi e Cristiano Ronaldo sofreram seis faltas cada nas quatro primeiras rodadas da Liga, e Neymar, apenas um pouco a mais: dez.

Em número de faltas recebidas, os jogadores que mais se aproximam da marca de Cafú são o inglês Raheem Sterling (Manchester City), o espanhol Vitolo (Sevilla), o português Ricardo Quaresma (Besiktas) e o argentino Paulo Dybala (Juventus). Cada um deles levou 13 pancadas.

A presença de um brasileiro no topo da lista dos mais caçados da Champions não surpreende. Nos dois últimos anos, esse ranking foi liderado por Neymar.

Na temporada passada, aliás, os três atletas que mais apanharam eram representantes do futebol pentacampeão mundial: Hulk ficou em segundo, e Willian, em terceiro.

A caça a Cafú não é à toa. O atacante é o principal jogador do Ludogorets na Champions. Dos Dos quatro gols marcados pelo clube búlgaro, três tiveram sua participação direta –marcou duas vezes e deu uma assistência.

O bom momento já começa a render frutos. O brasileiro já foi escolhido pela Uefa para integrar a seleção da rodada do torneio e começou a despertar o interesse de clubes mais importantes da Europa.

Cafú já apareceu em reportagens de veículos do Velho Continente como possível alvo do Leicester, atual campeão inglês, e da Lazio para a próxima janela de transferências, em janeiro.

Enquanto ainda veste a camisa do Ludogorets, o brasileiro tenta levar o time búlgaro ao terceiro lugar do Grupo A da Champions para classificá-lo para a Liga Europa.

E, nesta quarta-feira, ele vai a campo contra o Basel, em casa, no confronto direto por essa vaga –Arsenal e PSG já garantiram as duas primeiras posições da chave e, com isso, ida para as oitavas de final.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Brasileiro é suspenso por 9 meses por agredir bandeirinha em Portugal
– 6 brasileiros que são os reforços mais caros da história de clubes europeus
– 5 brasileiros reservas na Europa para reforçar seu time em 2017
– Raridade: 7 técnicos brasileiros que treinaram times na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.