Topo

Rafael Reis

China, Premier League e desemprego: por onde andam os gringos do Fluminense

Rafael Reis

23/11/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste sétimo episódio, listamos 4 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Fluminense e continuam em atividade.

O número menor de gringos escolhidos se deve à pouca utilização de atletas do exterior por parte do Tricolor carioca nos últimos ano.

Na quinta-feira, será a vez de apresentarmos os estrangeiros do Botafogo.

DARÍO CONCA
Meia
33 anos
Argentino
No Fluminense: De 2008 a 2011 e 2014
Shangai SIPG (CHN)
Conca
Um dos principais jogadores do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, vestiu por quatro temporadas e meia a camisa tricolor e se tornou ídolo no Brasil. Está atualmente em sua segunda experiência na China. No Shangai SIPG, para onde se transferiu no ano passado, veste a camisa 10 e atua ao lado de Hulk e Elkeson. Com contrato por mais duas temporadas e sempre citado como sonho de consumo de clubes brasileiros, tem um salário proibitivo para os times daqui, mais de R$ 2 milhões mensais.

MANUEL LANZINI
Meia
23 anos
Argentino
No Fluminense: De 2011 a 2012
West Ham (ING)
Lanzini
Talentosa cria das categorias de base do River Plate, mostrou bom futebol em sua passagem pelo Fluminense, apesar da pouca idade. Depois de dois anos escondido nos Emirados Árabes, reapareceu no West Ham, onde fez uma bela dupla no meio-campo com o francês Payer. Lanzini é o camisa 10 da equipe inglesa e continuar como titular, apesar de não repetir o mesmo desempenho da ótima temporada passada.

FABIÁN MONZÓN
Lateral esquerdo
29 anos
Argentino
No Fluminense: 2013
Universidad de Chile (CHI)
Monzon
Promessa do Boca Juniors que chegou a conquistar a medalha de ouro olímpica em Pequim-2008, ao lado de Messi e Agüero, ficou seis meses emprestado ao Fluminense no primeiro semestre de 2013 e não empolgou. Após um período no Catania e mais uma volta ao Boca, transferiu-se para a Universidad de Chile no começo deste ano. Revezando esse entre lateral e meio-campista, ainda passa longe de cumprir as expectativas do início da carreira.

VLADIMIR DJORDJEVIC
Zagueiro
33 anos
Sérvio
No Fluminense: 2006
Desempregado
Djordjevic
Uma das contratações mais "malucas" do futebol brasileiro nos anos 2000, o zagueiro sérvio chegou ao Fluminense na esteira do sucesso de Petkovic, então o astro máximo da equipe do Rio. O defensor ficou só um ano no Brasil e pouco foi utilizado por aqui. De volta para casa, foi campeão nacional pelo Estrela Vermelha e também ganhou um título húngaro pelo Gyor. Desde que deixou o Radnicki Nis, da Sérvia, em junho, está à procura de uma nova oportunidade profissional.


Mais de Cidadãos do Mundo

De Pelé a Weah: os 7 negros que mudaram o futebol mundial
Gringos ex-Vasco estão "perdidos" na Suécia, Malta e Chipre; veja
Cadê o talismã Bottinelli? Onde estão 5 gringos que jogaram no Flamengo
Folclórico japonês e goleiro Henao: onde jogam hoje 5 gringos ex- Santos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.