Para não perder Milan e Inter, San Siro pode virar "dois estádios"
Milan e Inter de Milão se enfrentam neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Italiano. Como sempre acontece há quase 70 anos, o clássico será disputado no estádio Giuseppe Meazza, o San Siro.
Mas, pode ser que em breve o Dérbi dela Madonnina mude de endereço.
Os dois clubes têm planos de construir estádios próprios e deixar de lado a arena pública que hoje eles chamam de casa.
Só que para não perder seus rentáveis inquilinos e ver o San Siro se transformar em um elefante branco, a prefeitura de Milão planeja realizar mudanças estruturais em um dos mais importantes centros esportivos da Itália.
A ideia apresentada pelo prefeito Giuseppe Sala é bastante radical: fazer do Giuseppe Meazza praticamente dois estádios diferentes, um para quando o Milan joga em casa, e outro para as partidas da Inter de Milão como mandante.
"O que não funciona é apenas mudar a decoração semana após semana, dependendo de qual time joga lá. O estádio precisa ser dividido, ter duas entradas separadas, dois espaços para camarotes, duas salas de imprensa", disse o político, ao "Sky Sports".
O objetivo de Sala é permitir que Milan e Inter possam ganhar dinheiro com a venda de espaços para eventos corporativos e aluguéis de camarotes mesmo atuando em um estádio que não lhes pertence.
É justamente o potencial de faturamento de uma casa própria, exposta para a Itália toda desde que a Juventus inaugurou sua arena, em 2011, que motiva os dois clubes a sonharem com um novo estádio.
O Milan chegou a alugar um terreno próximo da sede do clube e apresentou à imprensa no ano passado a maquete de uma arena para 48 mil pessoas. O preço da obra, aproximadamente 350 milhões de euros (quase R$ 1,3 bilhão), deu uma esfriada no andamento do projeto.
Já a Inter, apesar de falar sobre uma possível mudança de ares há mais tempo que o rival, ainda não apresentou nenhuma ideia concreta de novo estádio. O problema, claro, é o dinheiro.
"Sou pessimista em relação às chances de um outro estádio na cidade. É claro que San Siro precisa de injeção de algum dinheiro, mas não tanto quanto o necessário para a construção de uma outra arena", completou o prefeito de Milão.
Mais de Clubes
– O que a milionária investida da Red Bull no futebol já conseguiu em campo
– Gigantes da Espanha não ficam sem brasileiros há 20 anos; veja outros times
– Como técnico italiano e David Luiz construíram a melhor defesa da Europa
– Ingresso da Champions pode ser mais barato que do Brasileiro; veja preços
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.