Topo

Rafael Reis

Cara nova, Leicester é o vencedor do sorteio dos grupos da Champions

Rafael Reis

25/08/2016 14h24

Maior surpresa do futebol mundial na temporada passada, o Leicester foi o grande vencedor do sorteio que definiu os grupos da Liga dos Campeões da Europa.

O atual campeão inglês, que disputará a Champions pela primeira vez na história, escapou dos adversários mais qualificados e terá Porto, Brugge e Copenhague como rivais no Grupo G.

Graças ao sorteio, a classificação do time de Vardy e Mahrez para as oitavas de final se tornou algo quase protocolar. E mesmo o primeiro lugar do grupo é uma missão bastante possível de ser atingida.

Leicester

Cabeça de chave devido ao título inédito obtido em 2015/16, o Leicester não poderia cair no mesmo grupo de Benfica, Barcelona, Bayern de Munique, CSKA, Real Madrid, Juventus, Arsenal, Manchester City e Tottenham.

Mas outros times do primeiro escalão europeu, como Atlético de Madri, Borussia Dortmund e Sevilla, eram adversários em potencial.

Mas o Leicester deu sorte, muita sorte. Seu rival mais qualificado, o Porto, não é mais o mesmo de algumas temporadas atrás e se tornou apenas a terceira força de Portugal, atrás de Benfica e Sporting.

Brugge e Copenhague também não são dos adversários mais temidos. Habitués na Champions, eles raramente vão além da fase de grupos –os dinamarquês chegaram às oitavas em 2010/11, e os belgas foram finalistas na longínqua temporada 1977/78.

No mais, o sorteio da Champions apresentou o mesmo roteiro de previsibilidade das últimas temporadas, desde a mudança na regra das fases preliminares que aumentou o número de campeões nacionais na fase de grupos e diminuiu a presença de terceiros e quartos colocados das ligas mais fortes.

Com uma grande diferença de nível técnico entre as equipes, é fácil prever a maior parte dos clubes que passarão de fase e disputarão a fase final da competição.

É claro que surpresas acontecem, como a eliminação do Manchester United contra Wolsfburg, PSV e CSKA Moscou na temporada passada, mas elas são cada vez mais raras. Ou alguém imagina Barcelona, Real Madrid, PSG e Bayern de Munique fora das oitavas?

Logo abaixo, estão os oito grupos da Champions 2016/17. Em negrito, os clubes que acredito que passarão para a próxima fase.

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA – FASE DE GRUPOS

GRUPO A: Paris Saint-Germain (FRA), Arsenal (ING), Basel (SUI) e Ludogorets (BUL)
GRUPO B: Benfica (POR), Napoli (ITA), Dínamo Kiev (UCR) e Besiktas (TUR)
GRUPO C: Barcelona (ESP), Manchester City (ING), Borussia Mönchengladbach (ALE) e Celtic (ESC)
GRUPO D: Bayern de Munique (ALE), Atlético de Madri (ESP), PSV Eindhoven (HOL) e Rostov (RUS)
GRUPO E: CKSA Moscou (RUS), Bayer Leverkusen (ALE), Tottenham (ING) e Monaco (FRA)
GRUPO F: Real Madrid (ESP), Borussia Dortmund (ALE), Sporting (POR) e Legia Varsóvia (POL)
GRUPO G: Leicester (ING), Porto (POR), Brugge (BEL) e Copenhague (DIN)
GRUPO H: Juventus (ITA), Sevilla (ESP), Lyon (FRA) e Dínamo Zagreb (CRO)


Mais de Opinião

– Só não tratem o ouro do futebol como o maior momento do Brasil na Olimpíada
– Para o bem e para o mal, o futebol é o que é graças a Havelange
– Os campeões da temporada 2016/17: minhas previsões
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.