Topo

Rafael Reis

Rival do Brasil, Honduras tem zagueiro dono de recorde em Copa do Mundo

Rafael Reis

17/08/2016 06h00

Surpresa do torneio olímpico masculino de futebol e adversária do Brasil nesta quarta-feira por uma vaga na decisão da Rio-2016, a seleção sub-23 de Honduras pode se orgulhar de ter um jogador que está na história da Copa do Mundo.

O zagueiro Johnny Palacios disputou o Mundial de 2010 ao lado de dois irmãos, Jerry e Wilson. Três integrantes da mesma família atuando juntos era algo que jamais havia acontecido na competição.

Johnny Palacios

Ao contrário de Wilson, que fez carreira na Premier League e defendeu Tottenham e Wigan, e Jerry, que teve uma passagem pelo futebol chinês, Johnny passou a carreira toda jogando em Honduras. E defendendo o mesmo clube.

O zagueiro de 29 anos joga há uma década no Olimpia, clube mais vitorioso do país e onde começaram os quatro irmãos Palacios.

Sim, os irmãos Palacios são quatro. Além dos três que defenderam a Honduras na Copa-2010, a família conta ainda com o zagueiro Milton, 35, já aposentado e que atuou na seleção por 15 vezes entre 2003 e 2006.

Todos são filhos de Eulogio, um ex-jogador que montou um time infantil e deus os primeiros treinos para a garotada.

O clã mais importante do futebol hondurenho poderia ser ainda maior se não fosse uma tragédia.

Em 2007, o irmão caçula de Johnny, Edwin, então com 16 anos e jogador da seleção sub-17, foi sequestrado e morto mesmo depois de sua família pagar US$ 500 mil de resgate.

O zagueiro do time olímpico de Honduras ainda se emociona ao falar do irmão. E sonha com uma histórica medalha para homenageá-lo.

O time centroamericano é a sensação do futebol na Rio-2016: eliminou a Argentina na primeira fase, passou nas quartas pela Coreia do Sul e agora medirá forças contra Neymar e cia.

Seu treinador entende bem de surpresas. Honduras é dirigida pelo colombiano Jorge Luis Pinto, responsável por levar Costa Rica até as quartas de final da última Copa do Mundo.

Um técnico e um jogador que fizeram história no Mundial. É nisso que os hondurenhos se apoiam nesta semifinal olímpica.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 garotos para ficar de olho na nova temporada europeia
Caçula do futebol, 10 da Dinamarca só jogou na base e é fã de Bieber
Eles deixaram os maiores clubes do mundo e ainda estão desempregados
Pode acreditar: Iraque tem promessa comparada a Roberto Carlos e Bale
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.