Topo

Rafael Reis

Astros da França, Griezmann e Pogba já foram suspensos da seleção

Rafael Reis

07/07/2016 06h00

Duas das principais estrelas da França, anfitriã da Eurocopa e adversária desta quinta-feira da Alemanha por vaga na decisão da competição continental, já foram suspensas da seleção por comportamento inadequado.

O meia Paul Pogba, 23, da Juventus, e o atacante Antoine Griezmann, 25, do Atlético de Madri, receberam sanções da Federação Francesa de Futebol quando eram mais novos por descumprirem regras da entidade e acabaram afastados das equipes de base dos "Bleus".

Griezmann e Pogba

Artilheiro da Euro-2016, com quatro gols, Griezmann ficou suspenso entre novembro de 2012 e dezembro de 2013 por ter fugido da concentração da seleção sub-21 antes de uma partida contra a Noruega, válida pela Eurocopa da categoria.

A punição coincidiu com o período em que o atacante começou a se destacar na Real Sociedad e atrasou sua estreia na seleção adulta.

Griezmann foi chamado por Didier Deschamps já na primeira convocação depois do fim da sanção (amistoso contra a Holanda, em março de 2014) e conseguiu convencer o treinador a levá-lo para a Copa do Mundo, três meses depois.

Já Pogba, o principal criador de jogadas da França e um dos nomes mais desejados da janela de transferências na Europa, foi punido com o afastamento da seleção sub-17 por seis meses entre 2009 e 2010.

Ao contrário de Griezmann, o meia não cometeu nenhum ato de indisciplina, mas desrespeitou os estatutos de transferência da Federação Francesa ao trocar a base do Le Havre pela do Manchester United sem consentimento do seu clube formador.

Na época, o Le Havre alegou ter um contrato assinado pelo jogador e também pelos seus pais (já que o francês ainda era menor), o que obrigaria os ingleses a pagarem pela rescisão do acordo para levar Pogba embora.

A pendência entre os dois clubes foi resolvida antes de a Fifa se manifestar pelo caso. No entanto, a Federação Francesa tirou o meia da seleção por seis meses e atrasou sua estreia pela seleção sub-17.

Após o encerramento da punição, Pogba construiu uma carreira brilhante nos times de base da França, com direito à conquista do Mundial sub-20 de 2013 e o título de melhor jogador do torneio.

Ele chegou à seleção adulta em março de 2013 e, assim como Griezmann, também disputou a Copa do Mundo no Brasil. Hoje, divide com o outro ex-suspenso a responsabilidade de tentar conduzir a França à sua primeira taça desde a aposentadoria de Zidane.


Mais de Cidadãos do Mundo

CR7 sofreu tentativa de aborto e já passou por cirurgia no coração
Top 15 de reforços mais caros da Europa não tem brasileiros; veja a lista
Ídolo, Buffon já foi investigado por apostas e carregou fama de fascista
Se confirmado adeus, Messi será 1º gênio a largar a seleção antes dos 30

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.