Com aval de técnico, brasileiro aguarda passaporte para defender a Bélgica
A partir de novembro, é possível que a Bélgica, vice-líder do ranking da Fifa e seleção europeia melhor posicionada na lista classificatória da entidade, passe a ter um pouco de sangue brasileiro em seu elenco.
O penúltimo mês do ano é o previsto para o meia-atacante Fernando Canesin, 24, receber o passaporte belga e passar a ter condições legais de atuar ao lado de Hazard, Romelu Lukaku e De Bruyne.
O jogador, que atua no Oostende, quinto colocado no último Campeonato Belga, marcou sete gols e deu 10 assistências na última temporada, o suficiente para encantar o técnico da seleção Marc Wilmots.
"O meu treinador no Oostende [o ex-meia Yves Vanderhaeghe] é muito próximo dele e já me disse que ele está de olho em mim e sempre quer saber como está minha situação. Pedi a naturalização pensando em uma transferência futura, mas também para jogar pela seleção", afirma.
Natural de Ribeirão Preto, Canesin pouco jogou no Brasil. O meia passou pelas categorias de base do Rio Branco de Americana, defendeu o Olé Brasil e foi negociado com o Anderlecht, da Bélgica, quando tinha apenas 17 anos.
"Aprendi muito na Bélgica. Não só a língua [francesa], que demorou seis ou sete meses. Mas principalmente na questão da disciplina e na parte tática. Foi bom para mim ter chegado tão novo porque ainda passei pela base e peguei um pouco do estilo de jogo deles."
À espera da conclusão do seu processo de naturalização e de uma primeira chance na seleção, Canesin acompanha de perto os belgas na Eurocopa.
Antes do início da competição, ele ligou para o lateral esquerdo Jordan Lukaku, seu companheiro de time e amigo desde a adolescência, para desejar boa sorte.
E, mesmo com a derrota por 2 a 0 para a Itália, segunda-feira, na estreia belga na competição, Canesin diz que a seleção vermelha está confiante como nunca e sonha alto na França.
"Nunca teve tanto ibope para a seleção quanto agora. O treinador sempre fala para os jogadores que eles têm grande chance de conquistarem a Euro. Time para isso, eles têm", completa o brasileiro.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Cria do Corinthians investe em lado empresário e vende "Libertadores"
– Com Tite, Brasil tem técnico mais vitorioso das seleções da América
– Caminho de volta: 7 nomes que estão na China e seu time pode repatriar
– 7 medalhões e apostas do Mundo Árabe para seu time contratar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.