Com Tite, Brasil tem técnico mais vitorioso das seleções da América
Dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), uma Libertadores (2012), um Mundial de Clubes (2012), uma Copa do Brasil (2001), uma Copa Sul-Americana (2008) e quatro Estaduais (2000, 2001, 2009 e 2013).
Não é apenas dentro do Brasil que o currículo do novo comandante da seleção chama a atenção.
Substituto de Dunga no comando da equipe pentacampeã mundial, Tite, 55, derrota todos seus rivais que estão à frente de seleções sul-americanas no quesito títulos conquistados durante a carreira.
E não é uma mera questão de quantidade, algo que seria normal devido ao fato de o futebol brasileiro ter mais taças em disputa do que qualquer outro país com alguma relevância na modalidade.
Entre os treinadores das seleções da América do Sul, Tite é o único que já ganhou o Mundial de Clubes. E um dos dois que faturaram o torneio mais importante do continente, a Libertadores.
As maiores duas conquistas de sua vida no banco de reservas aconteceram no mesmo ano (2012) e pelo mesmo clube, o Corinthians.
Além do brasileiro, só Óscar Tabárez, que dirige o Uruguai, foi campeão sul-americano de clubes. No entanto, seu Peñarol foi batido pelo Porto no Mundial de 1987.
Outros técnicos da América do Sul tiveram experiências que Tite ainda não viveu, como trabalhar em um clube europeu, casos de Tata Martino, da Argentina, e Juan Antonio Pizzi, do Chile, que passaram por Barcelona e Valencia, respectivamente.
Mas nenhum deles ganhou torneios da mesma importância que o ex-treinador corintiano, que comandou apenas equipes brasileiras e dos Emirados Árabes Unidos.
O currículo vitorioso é uma das principais diferenças entre Tite e seu antecessor na seleção.
Enquanto Tite tem uma carreira de 26 anos consecutivos como treinador, passou por alguns dos maiores clubes do país e venceu os campeonatos mais importantes que disputou, Dunga só trabalhou como técnico da seleção e do Internacional. Ele ganhou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e o Gaúcho de 2013.
Dunga deixou de herança para o sucessor uma equipe em situação delicada nas eliminatórias da Copa do Mundo-2018. O Brasil é só o sexto colocado entre as dez seleções do continente e tem nove pontos conquistados em seis rodadas.
A estreia oficial de Tite será no começo de setembro, contra o Equador, em Quito. No mesmo mês, a seleção jogará contra a Colômbia, em Manaus.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Caminho de volta: 7 nomes que estão na China e seu time pode repatriar
– 7 medalhões e apostas do Mundo Árabe para seu time contratar
– Diego, Souza, Mossoró: saiba quem seu time pode buscar na Turquia
– Mesmo sem Neymar, Brasil coloca 3 em seleção dos mais caros da Copa América
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.