Topo

Rafael Reis

Vilão da despedida de Ronaldo é ameaça à França na abertura da Euro

Rafael Reis

09/06/2016 13h00

Para estrear com vitória na Euro-2016, a França, anfitriã e uma das favoritas ao título, terá de desbancar um goleiro que já atrapalhou a festa de despedida de um dos maiores atacantes da história.

O romeno Ciprian Tatarusanu, 30, ficou conhecido pelo torcedor brasileiro em 2011 por impedir que Ronaldo balançasse as redes em sua partida de despedida da seleção.

O goleiro fez duas ótimas defesas em finalizações do Fenômeno, levando ao desespero o camisa 9 e a torcida que foi ao Pacaembu à espera de uma festa completa –o Brasil venceu o amistoso por 1 a 0, gol de Fred.

Tatarusanu

"O Ronaldo é o melhor, mas esse é meu trabalho. Não vim aqui para deixá-lo fazer gol", disse Tatarusanu, na saída de campo.

Muita coisa mudou na carreira do camisa 12 da Romênia na Euro desde então.

Cinco anos atrás, ele era um goleiro que fazia apenas sua quinta partida oficial pela seleção adulta e que ainda atuava no futebol local, pelo Steaua Bucareste.

Hoje, Tatarusanu é titular absoluto da meta do time dirigido pelo técnico Anghel Iordanescu e joga em uma das ligas nacionais mais importantes do planeta –defende a italiana Fiorentina.

Eleito o melhor jogador romeno de 2015, o goleiro é também um dos poucos atletas do seu país com relevância internacional e que podem fazer a França temer uma surpresa no jogo de abertura da competição continental.

Potência do futebol duas décadas atrás, quando, liderada dentro de campo por Gheorghe Hagi, chegou às quartas de final da Copa do Mundo de 1994, a Romênia volta à Euro, após ficar de fora da última edição, sem muita expectativa de sucesso.

Nas eliminatórias, o time deu sorte cair no mais fraco de todos os grupos e se beneficiou do péssimo momento vivido pela cabeça-de-chave Grécia, que nem conseguiu se classificar. Mesmo assim, ficou em segundo da chave, atrás da Irlanda do Norte.

Além de Tatasursanu, apenas o zagueiro e capitão Chiriches, do Napoli, joga em uma equipe importante da Europa. A base da seleção atua mesmo é no fraco futebol romeno –há até jogadores em atividade na Arábia Saudita e no Qatar.

Romênia e França abrem a Eurocopa à 16h (de Brasília) desta sexta-feira, em Saint-Denis. Albânia e Suíça são as outras seleções do Grupo A.


Mais de Cidadãos do Mundo

Multinacional: 16% dos inscritos na Copa América já jogaram no Brasil
Da universidade para a seleção, técnico da Croácia na Euro faz história
Fã de brasileiro e cueca do Bob Esponja: 10 curiosidades sobre Griezmann
Simeone artilheiro e Zidane goleiro? Técnicos ensinaram "mal" seus filhos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.