Topo

Rafael Reis

Eles têm tudo para estourar na Euro e se transferir para grandes clubes

Rafael Reis

03/06/2016 06h00

A Eurocopa é uma oportunidade de ver alguns dos melhores jogadores do mundo em ação e tentando levar seus países ao posto de melhor seleção de futebol do Velho Continente.

Mas, a competição também é um grande balcão de negócios, uma vitrine para aqueles jogadores que ainda não chegaram ao topo da carreira convencer os grandes clubes do planeta a contratá-los.

Listamos abaixo sete jogadores, a maioria jovens, mas alguns mais rodados, que têm tudo para estourar na Euro, descolar uma transferência milionária após o torneio e vestir as camisas mais pesadas do mundo na próxima temporada.

LEROY SANÉ
20 anos
Meia-atacante
Alemanha
Schalke 04 (ALE)
Leroy Sane
Filho de um ex-jogador senegalês radicado na França com uma campeã alemã de ginástica rítmica, o garoto é uma das maiores promessas do futebol europeu. Habilidoso e driblador, é capaz de realizar jogadas individuais de deixar a torcida de boca aberta. Ainda peca pelo excesso de invidualismo, algo normal em um jogador de tão pouca idade. É difícil encontrar o grande clube do mundo que não o queira, mas Bayern, Manchester City, Manchester United e Barcelona encabeçam a lista de interessados.

DIMITRI PAYET
29 anos
Meia-atacante
França
West Ham (ING)

Dimitri Payet
Apesar de já estar beirando os 30 anos, só explodiu na última temporada, quando fez o West Ham sonhar com uma classificação para a Liga dos Campeões da Europa. O sucesso na Permier League lhe rendeu um lugar na concorrida seleção da França, anfitriã e uma das favoritas ao título continental. É possivelmente o grande cobrador de faltas da atualidade. Por enquanto, o meia-atacante tem dito que não pretende mudar de clube nesta janela de transferências. Mas…

NOLITO
29 anos
Meia-atacante
Espanha
Barcelona (ESP)
Nolito
Outra revelação tardia. Começou a carreira no Barcelona, mas só começou a se destacar mesmo três anos atrás, quando chegou ao Celta. Apesar de ter sofrido uma lesão que o deixou afastado por dois meses, participou de 19 gols na última temporada. Tem sido titular da Espanha nos amistosos preparatórios para a Euro e pode convencer o Barça a concretizar o desejo confesso de levá-lo de volta à Catalunha.

ARKADIUSZ MILIK
22 anos
Atacante
Polônia
Ajax (HOL)
Milik
Se alguém acha que a Polônia se resume a Lewandowski, é bom dar uma olhada no companheiro de ataque do centroavante do Bayern. Apesar de jovem, Milik já soma 25 partidas e dez gols com a camisa da seleção. Com a camisa do Ajax, o atacante balançou as redes 24 vezes na última temporada e deu mais 12 assistências. Dado o histórico de mercado do seu clube, não deve permanecer muito tempo na Holanda. Arsenal, Liverpool e Leicester têm interesse em contratá-lo.

RICARDO RODRÍGUEZ
23 anos
Lateral esquerdo
Suíça
Wolfsburg (ALE)
VfL Wolfsburg v Borussia Moenchengladbach - Bundesliga
Chega a ser surpreendente que Ricardo Rodríguez, um dos melhores laterais esquerdos do Campeonato Alemão há três temporadas, ainda continue no Wolfsburg. Talvez o que falte ao jogador de origem chilena seja se destacar em uma competição importante, como a Euro, com a camisa da Suíça. O estilo de jogo semelhante ao dos laterais brasileiros, com muita força ofensiva e dedicação menor à marcação, agrada demais a Arsène Wenger, que já o indicou à diretoria do Arsenal.

VICTOR LINDELÖF
21 anos
Zagueiro
Suécia
Benfica (POR)
Lindelof
Teve uma ascensão meteórica na última temporada. Começou no Benfica B, estreou no time principal em janeiro, virou titular absoluto, conquistou o título português, chegou à seleção em março e agora já faz parte do 11 ideal da Suécia para a Eurocopa. A trajetória encantou José Mourinho, que quer levá-lo ao Manchester United. Mas Barcelona e Real Madrid também podem entrar na disputa.

BREEL EMBOLO
19 anos
Atacante
Suíça
Basel (SUI)
Embolo
O mais jovem da lista balançou as redes na Liga dos Campeões quando tinha apenas 17 anos, 8 meses e 21 dias. Centroavante de origem camaronesa, Embolo ainda não é titular da seleção suíça, mas nada impede que ganhe a posição durante a Euro. Com valor estimado em 20 milhões de euros, deve pintar em breve no futebol inglês, já que recebeu flertes recentemente de Liverpool, Arsenal e Tottenham.


Mais de Cidadãos do Mundo

Da universidade para a seleção, técnico da Croácia na Euro faz história
Fã de brasileiro e cueca do Bob Esponja: 10 curiosidades sobre Griezmann
Simeone artilheiro e Zidane goleiro? Técnicos ensinaram "mal" seus filhos
Os 7 jogadores mais desejados da janela de transferências da Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.