Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Semifinalistas da Champions têm 88% a mais de jogos na TV que grandes de SP

Rafael Reis

2001-05-20T16:07:30

01/05/2016 07h30

Os canais brasileiros de televisão dedicaram no último mês aos semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa quase o dobro das transmissões ao vivo em relação aos jogos dos quatro grandes clubes paulistas.

No total, 32 partidas envolvendo Bayern de Munique, Real Madrid, Atlético de Madri e Manchester City foram exibidas pelos canais abertos e fechados do país (com exceção do pay-per-view) durante o mês de abril.

Por outro lado, somente 17 jogos de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos foram transmitidos na íntegra pelas emissoras que colocam futebol em suas grades de programação.

Bayern

O sucesso dos gigantes europeus em abril foi puxado principalmente pelo tempo destinado a Bayern e Real.

As duas equipes foram as que mais apareceram na TV e tiveram transmitidas todas as suas 18 apresentações no mês passado (nove de cada).

Em contrapartida, nenhum dos grandes paulistas teve 100% das suas partidas exibidas para quem não está disposto a pagar o PPV.

O São Paulo, recordista de transmissões entre os brasileiros em abril, teve seis jogos mostrado nas telinhas. Mas a partida contra o Oeste, no dia 2, foi ignorada pelos canais.

Enquanto isso, o Corinthians teve exibidas cinco de suas sete partidas no mês. No caso do Palmeiras, foram quatro transmissões em seis jogos, marca idêntica à do Santos.

O número total menor de jogos dos grandes paulistas em relação aos gigantes europeus em abril é justificado pela reta final do Estadual (a decisão do torneio reúne Santos e o pequeno Audax) e pela eliminação precoce palmeirense na Libertadores.

Mas ele não explica os 88% de diferença na quantidade de transmissões. Isso se deve exclusivamente às grades e acordos comerciais das emissoras.

No total, as TVs brasileiras (apenas as captadas no estado de São Paulo) exibiram ao vivo em abril jogos de 182 clubes diferentes. No mês anterior, 168 times haviam aparecido nas telinhas.

RANKING DE TRANSMISSÕES AO VIVO (ABRIL/2016)*

1º – Bayern de Munique (ALE)
Real Madrid (ESP) – 9
3º – Atlético de Madri (ESP)
Barcelona (ESP)
Borussia Dortmund (ALE)
Liverpool (ING)
Manchester City (ING) – 8
8º – Paris Saint-Germain (FRA) – 7
9º – São Paulo (BRA) – 6

*Jogos transmitidos para o estado de São Paulo


Mais de TV

– Corinthians é o único brasileiro no top 10 das transmissões de TV em março
– TV brasileira mostra mais Augsburg, Braga e Huracán que Santos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis