Topo

Rafael Reis

No Qatar, Romarinho troca Palmeiras por Xavi e busca 1º título sem Tite

Rafael Reis

28/04/2016 07h30

Um ano e sete meses depois de deixar o Corinthians para se aventurar no Mundo Árabe, Romarinho, 25, terá a chance nesta sexta-feira de conquistar seu primeiro título longe da equipe paulista.

O El Jaish, time do atacante brasileiro e o zagueiro Lucas Mendes, ex-Coritiba, enfrenta o Lekhwiya na decisão da Copa do Qatar.

"Temos feito boas campanhas desde o ano passado, brigando sempre entre os primeiros e chegando nas finais. Mas o título não aconteceu e vamos em busca desse", disse o ex-corintiano.

Romarinho

O otimismo de Romarinho tem um motivo claro. A equipe passou nas semifinais pelo Al Saad, time mais vitorioso da história do futebol qatari, com 13 títulos, e que conta com a maior estrela da liga, o meia Xavi, 36, ex-Barcelona.

O brasileiro fez um dos gols do El Jaish na vitória por 3 a 2, na última segunda-feira. O sucesso na semifinal da Copa do Emir manteve a invencibilidade do brasileiro contra o craque espanhol –são três jogos, com dois triunfos e um empate.

A Copa do Qatar é uma competição de fim de temporada que reúne os quatro primeiros colocados da primeira divisão do país-sede da Copa do Mundo de 2022. O time do ex-corintiano foi o vice-campeão, e o de Xavi, ficou em terceiro.

Após aparecer no futebol paulista com a camisa do Bragantino, Romarinho defendeu o Corinthians entre 2012 e 2014. Sob comando de Tite, conquistou um Estadual, uma Recopa Sul-Americana, Libertadores e Mundial de Clubes.

Além disso, entrou para o folclore do torcedor corintiano pelos gols que marcou contra o arquirrival Palmeiras.

No Qatar, o atacante tem balançado as redes em uma frequência que nunca havia acontecido em sua carreira. São 35 gols em 66 partidas, média de 0,55 gol por jogo.

Só que títulos, para ele, ainda são uma exclusividade dos tempos em que era xodó no Corinthians. Pelo menos, até sexta.

"Temos de manter o mesmo espírito da última partida e seguir concentrados o tempo todo. Conhecemos bem o adversário, ganhamos uma e perdemos outra na Liga. Então, chegou a hora de desempatar", concluiu.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Ex-São Paulo se junta a brasileiros em audacioso projeto de clube búlgaro
– Neymar é o jogador que mais dribla na Europa; top 10 tem D. Costa e Messi
Olho no futuro: conheça 5 brasileiros que jogam nas bases de Barça e Real
Um gol a cada 42 minutos. Ex-Palmeiras brilha como artilheiro da Ásia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.