Topo

Rafael Reis

Atlético-MG pode levar gol de goleiro nas oitavas da Libertadores; entenda

Rafael Reis

25/04/2016 06h00

Não se surpreenda se o Atlético-MG levar gol de goleiro no confronto contra o Racing, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Desde a aposentadoria de Rogério Ceni, no fim do ano passado, o veterano Sebastián Saja, 36, camisa 1 da equipe azul de Avellaneda, é o "goleiro-artilheiro" mais conhecido do mundo.

Ao longo de 16 anos de carreira, o arqueiro argentino já marcou 20 gols, todos em cobranças de pênalti.

Saja

Foram 12 tiros convertidos pelo San Lorenzo, clube onde iniciou sua trajetória e despontou para fama, sete pelo Racing, onde desde 2011, e um com a camisa do Grêmio.

Sim, o goleiro argentino teve uma passagem pelo futebol brasileiro entre 2007 e 2008 e até marcou um gol pelo Tricolor gaúcho.

O único gol de Saja pelo Grêmio foi aconteceu na derrota por 2 a 1 para o Figueirense, pelo Brasileiro de 2007. O feito, no entanto, foi eclipsado por um frango sofrido pelo argentino.

Saja começou a bater pênaltis em 2002, quando o goleiro paraguaio José Luis Chilavert chamava a atenção de todo mundo com seus tiros penais e cobranças de falta e o são-paulino Rogério Ceni seguia o mesmo caminho.

No mesmo ano, fez o primeiro gol da decisão da edição inaugural da Copa Sul-Americana, conquistada pelo San Lorenzo com uma vitória por 4 a 0 sobre os colombianos do Atlético Nacional.

Seu gol mais recente foi anotado seis meses atrás, no 3 a 1 do Racing sobre o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino.

Canhoto, Saja tem um ótimo aproveitamento nas cobranças de pênalti e converteu até hoje cerca de 80% de todas as suas tentativas.

Apesar de ser ídolo de dois dos mais poderosos clubes da Argentina (San Lorenzo e Racing) e ter disputado quatro partidas pela seleção, o goleiro não deu muito certo no exterior.

Além do Grêmio, Saja teve passagens curtas por Brescia (ITA), Rayo Vallecano (ESP), América (MEX) e Córdoba (ESP). Fora da Argentina, só se firmou no AEK (GRE), onde ficou por três anos e ganhou um título de copa.

Então, torcedor do Atlético-MG, saiba que seu time pode sofrer um gol de goleiro nesta quarta-feira ou na próxima semana. E que isso já é algo corriqueiro na carreira de Saja.


Mais de Cidadãos do Mundo

6 jogadores que ameaçam os times brasileiros nas oitavas da Libertadores
Ele já deu uma tacada em companheiro de time e hoje orienta garotos
Economista e executivo de sucesso agora é perigo para o Brasil na Rio-2016
Seleção dos mais caros do mundo vale R$ 2,9 bi e não tem brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.