Topo

Rafael Reis

Torcedores: Pelo Newcastle, ele acorda de madrugada e escreve para ninguém

Rafael Reis

10/04/2016 08h00

O estudante Andrew Sousa, 19, passou boa parte do mês de julho de 2014 acordando às 5h da manhã. E a culpa não era de uma escola ou emprego distante, que o obrigava a deixar sua cama ainda de madrugada.

O catarinense de Itapema interrompia um sono para cumprir uma missão que ele mesmo havia lhe dado: acompanhar a pré-temporada do Newcastle na Austrália e divulgar todas as informações em canais de comunicação para torcedores do Brasil.

"Acho que fui o único brasileiro que vi aqueles jogos contra times amadores da Austrália. O pior é que eu postava sobre a partida no Twitter, mas não tinha ninguém acordado para ler", conta.

Andrew Souza

Apesar da dedicação à equipe alvinegra, a paixão pelo Newcastle é algo ainda relativamente novo na vida de Andrew. Até cinco anos atrás, ele torcia apenas pelo Corinthians e conhecia só alguns nomes com passagem pelo clube inglês, como Alan Shearer e Michael Owen.

"Comecei a ver a Premier League na temporada 2011/12 e um dia parei em frente à TV, vi um jogo do Newcastle e gostei. Foi simples assim. Comecei fã de alguns jogadores, depois da torcida, do treinador, até que virei torcedor."

Apesar de se considerar fanático pelos Magpies e até já ter perdido uma Páscoa da família para não deixar de ver uma partida do time, Andrew se recusa a assistir ao filme que ajudou a tornar seu clube conhecido fora da Inglaterra.

Para ele, odiar o longa-metragem "Gol! O Sonho Impossível", de 2005, que conta de um imigrante mexicano que entra ilegalmente nos Estados Unidos e acaba descoberto por um olheiro do Newcastle, é questão de honra.

"A maioria das pessoas acham que o motivo da minha torcida é filme. Mas eu odeio esse filme, nunca assisti de tanta raiva que eu tenho de acharem isso. Tem também os que acham que só quero aparecer por torcer para um time diferente."

Mas tem algo do qual Andrew se orgulha: "pelo menos ninguém me chama de modinha."

Em tempo, o Newcastle não conquista o título inglês desde 1927 e luta contra o rebaixamento nesta temporada da Premier League. Para o Andrew, isso não é problema.


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.