Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Torcedores: Barça desde sempre, Milton reúne a galera para ver Messi e cia

Rafael Reis

2002-04-20T16:07:00

02/04/2016 07h00

O engenheiro de tecnologia da informação Milton Nucci, 30, não sabe bem quando se tornou torcedor do Barcelona. Mas tem certeza de que acompanhará o clássico deste sábado, contra o Real Madrid, ao lado de outros tantos que costumam vibrar a cada gol marcado por Messi, Neymar ou Suárez.

Todo jogo do clube catalão é assim. Milton e seus amigos se reúnem em um restaurante em São Paulo para acompanharem juntos o time azul e grená. Normalmente, são 15 ou 20 pessoas apenas. Mas em partidas especiais, como o maior clássico espanhol, o grupo chega a ter até 400 torcedores.

"Nosso público é muito diversificado. Tem pessoas que cresceram na Catalunha, outras que sempre moraram aqui mesmo. Durante o jogo, tem gente falando português, espanhol e catalão", conta.

Milton

Milton é vice-presidente da Penya Barcelonista de São Paulo, uma espécie de torcida organizada à distância que é reconhecida pelo clube e foi fundada por integrantes de um centro de cultura catalã no Brasil 12 anos atrás.

O engenheiro, como o sobrenome italiano denuncia, não tem nem um pingo de sangue catalão ou sequer espanhol correndo em suas veias. Mesmo assim, sempre teve o Barça como seu único time.

"Torço para o Barcelona desde que me conheço por gente. Não sei dizer uma data. Quando eu era criança, devo ter visto algum jogo daquele Barcelona que era dirigido pelo Cruyff e tinha o Romário e o Stoichkov como estrelas. Eles já tinham esse estilo especial, e aí comecei a torcer. Era difícil: os jogos quase não passavam na TV e era raro encontrar camiseta para comprar nas lojas."

Apesar de não saber quando sua paixão pelo clube catalão teve início, Milton tem uma data bem gravada em sua cabeça: 8 de janeiro de 1994.

"Esse é o primeiro jogo do Barcelona que eu consigo lembrar de ter assistido. Foi aquele histórico 5 a 0 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, com três gols do Romário."

Uma nova goleada histórica, como aquela, é o sonho de Milton para este sábado. Não só dele, mas de todos os seus amigos da Penya Barcelonista de São Paulo.


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis