Topo

Rafael Reis

Torcedores: Barça desde sempre, Milton reúne a galera para ver Messi e cia

Rafael Reis

02/04/2016 07h00

O engenheiro de tecnologia da informação Milton Nucci, 30, não sabe bem quando se tornou torcedor do Barcelona. Mas tem certeza de que acompanhará o clássico deste sábado, contra o Real Madrid, ao lado de outros tantos que costumam vibrar a cada gol marcado por Messi, Neymar ou Suárez.

Todo jogo do clube catalão é assim. Milton e seus amigos se reúnem em um restaurante em São Paulo para acompanharem juntos o time azul e grená. Normalmente, são 15 ou 20 pessoas apenas. Mas em partidas especiais, como o maior clássico espanhol, o grupo chega a ter até 400 torcedores.

"Nosso público é muito diversificado. Tem pessoas que cresceram na Catalunha, outras que sempre moraram aqui mesmo. Durante o jogo, tem gente falando português, espanhol e catalão", conta.

Milton

Milton é vice-presidente da Penya Barcelonista de São Paulo, uma espécie de torcida organizada à distância que é reconhecida pelo clube e foi fundada por integrantes de um centro de cultura catalã no Brasil 12 anos atrás.

O engenheiro, como o sobrenome italiano denuncia, não tem nem um pingo de sangue catalão ou sequer espanhol correndo em suas veias. Mesmo assim, sempre teve o Barça como seu único time.

"Torço para o Barcelona desde que me conheço por gente. Não sei dizer uma data. Quando eu era criança, devo ter visto algum jogo daquele Barcelona que era dirigido pelo Cruyff e tinha o Romário e o Stoichkov como estrelas. Eles já tinham esse estilo especial, e aí comecei a torcer. Era difícil: os jogos quase não passavam na TV e era raro encontrar camiseta para comprar nas lojas."

Apesar de não saber quando sua paixão pelo clube catalão teve início, Milton tem uma data bem gravada em sua cabeça: 8 de janeiro de 1994.

"Esse é o primeiro jogo do Barcelona que eu consigo lembrar de ter assistido. Foi aquele histórico 5 a 0 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, com três gols do Romário."

Uma nova goleada histórica, como aquela, é o sonho de Milton para este sábado. Não só dele, mas de todos os seus amigos da Penya Barcelonista de São Paulo.


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.