Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Torcedores: Fiascos do Vasco fizeram Leonardo se aproximar da Juventus

Rafael Reis

2028-02-20T16:07:40

28/02/2016 07h40

O professor de italiano e tradutor carioca Leonardo Theml, 26, não tem vergonha de admitir: graças aos seguidos fracassos dentro de campo do Vasco, ele cada vez dedica mais tempo e atenção à Juventus.

É aquele que originalmente era seu segundo time que têm suprido sua necessidade de títulos e sorrisos ligados ao futebol.

"Como o Vasco está em uma situação complicada, agora eu acompanho mais a Juventus. Sigo todos os jogos, compro pelo menos uma camisa por ano e coloquei o hino da Juve como toque do meu celular", diz.

Leonardo

O interesse pela "Vecchia Signora", atual tetracampeã italiana e vice europeia, vem do início da adolescência. Tempos em que Davids e Zidane o convenceram que cabia mais uma equipe em seu coração vascaíno.

"Comecei a estudar italiano muito novo, quando estava na quinta série. Sempre me interessei demais pela cultura italiana e, consequentemente, pelo futebol de lá. Por isso, a Juventus chamou minha atenção."

Curiosamente, a descoberta de que aquilo se tratava se uma paixão não veio em um momento de alta. Mas sim quando a Juve vivia uma situação semelhante à que o Vasco enfrenta atualmente.

"O rebaixamento e retorno para a Série A [em 2006 e 2007] me fizeram perceber que eu era um torcedor de verdade. A gente só começa a entender isso quando sofre", filosofa.

E, em breve, Leonardo planeja trocar os arredores de São Januário pelas cercanias da Juventus Stadium. O plano para um futuro próximo tem razões profissionais, mas, principalmente, sentimentais.

"Tenho um projeto de ir morar na Itália. E um dos motivos, claro, é acompanhar a Juventus mais de perto, conseguir ver alguns jogos no estádio."


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis