Topo

Rafael Reis

Que país tem mais técnicos em 1ª divisão na Europa? A resposta surpreende

Rafael Reis

18/02/2016 06h00

Os técnicos italianos são famosos por construírem defesas como ninguém. Os espanhóis, pela qualidade no toque de bola que costumam imprimir a suas equipes. Os holandeses, pelo gosto pelo jogo ofensivo. Os alemães formam a escola campeã do mundo. E os franceses sempre estão bem credenciados pela facilidade de adaptação.

Mas não é nenhum desses tradicionais centros da bola o maior fornecedor de treinadores para o futebol europeu na atualidade.

Um levantamento feito pela reportagem com os técnicos dos clubes das primeiras divisões dos 53 países membros da Uefa que contam com ligais nacionais mostra que quem manda nos bancos de reserva da Europa são os… sérvios.

Há atualmente 31 treinadores de nacionalidade sérvia à frente de times que disputam a elite dos seus países no Velho Continente.

Sinisa Mihajlovic

O mais bem posicionado deles é Sinisa Mihajlovic. Ex-zagueiro de sucesso no futebol italiano entre as décadas de 1990 e 2000, ele dirigiu a Sérvia entre 2012 e 2013 e, desde o ano passado, comanda o Milan.

Mas e os outros, onde estão?

É exatamente pela resposta dessa pergunta que a liderança da Sérvia no ranking dos técnicos causa tanto espanto.

Não há sequer um treinador sérvio na Premier League, na Bundesliga ou na Liga Espanhola. Eles fazem sucesso é na periferia do futebol da Europa.

Bélgica, Chipre, Belarus, Eslovênia, Hungria, Islândia, Bósnia, Montenegro, Lituânia e Malta, além de Itália e, obviamente, Sérvia. São esses os 12 países que empregam ao menos um técnico sérvio na primeira divisão.

O posicionamento da Sérvia é quase o oposto do da Espanha, segunda colocada neste ranking.

Os 30 técnicos espanhóis atualmente empregados em primeira divisão ocupam alguns dos postos mais desejados do continente, como o do Barcelona (Luis Enrique) ou o do Bayern de Munique (Pep Guardiola).

Com exceção da Itália, as outras cinco principais ligas nacionais europeias (Espanha, Alemanha, Inglaterra, França e Portugal) contam com ao menos um treinador espanhol.

O que une as duas escolas que mandam na construção dos times na Europa é o toque de bola.

Apesar de não viver um momento bom com sua seleção, a Sérvia carrega o legado futebolístico da Iugoslávia, famosa pelos jogadores altamente técnicos e que já venceu até Liga dos Campeões da Europa, em 1991, com o Estrela Vermelha.

Além disso, a história recente da Sérvia ajuda a entender porque seus treinadores estão tão espalhados pelo continente.

Ao longo das últimas três décadas, o país passou por várias guerras ou conflitos armados separatistas com outros ex-integrantes da Iugoslávia. A situação bélica e também os problemas econômicos fizeram com que muita gente deixasse a região e buscasse abrigo em outros locais.

Soma-se a isso um futebol fraco do ponto de vista financeiro, incapaz de pagar altos salários e de segurar seus principais talentos, sejam eles jogadores ou técnicos.

OS PAÍSES COM MAIS TÉCNICOS TRABALHANDO EM 1ª DIVISÃO NA EUROPA:
1º – Sérvia – 31 treinadores
2º – Espanha – 30
3º – Portugal – 27
4º – Itália – 26
5º – França
Holanda – 24
7º – Rússia – 23
8º – Alemanha
Bélgica – 18

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.