Topo

Rafael Reis

Campeonato Chinês já é top 5 em número de jogadores brasileiros

Rafael Reis

05/02/2016 15h29

Protagonista do mercado de transferências deste início do ano, o Campeonato Chinês já é uma das cinco primeiras divisões nacionais estrangeiras que mais empregam jogadores brasileiros.

Com as contratações dos atacantes Alex Teixeira e Jô (ambos pelo Jiangsu Suning), anunciadas nesta sexta-feira, são 26 brasileiros confirmados na elite da próxima temporada do gigante asiático.

Entre eles, várias estrelas com passagem pela seleção, casos de Ricardo Goulart e Paulinho (Guangzhou Evergrande), Renato Augusto e Ralf (Beijing Guoan), Ramires (Jiangsu Suning), Gil, Jucilei e Diego Tardelli (Shandong Luneng).

Alex Teixeira 2

Se considerarmos apenas a primeira divisão de cada país, a China só tem hoje menos brasileiros que Portugal, Itália e Japão –lembrando que essas três ligas têm um número maior de clubes participantes.

Na quarta colocação do ranking, ao lado da Turquia, o futebol chinês já deixou para trás outros tradicionais mercados importadores de pé de obra brasileiro, como Espanha, Alemanha e Ucrânia, terra do Shakhtar Donetsk, há tempos celebrados como o time mais tupiniquim da Europa.

Com a janela de contratações aberta até o dia 25 de fevereiro, os chineses ainda podem aumentar mais um pouco o número de brasileiros que serão vistos em campo na próxima edição do seu campeonato nacional.

A título de curiosidade, há mais 12 brasileiros inscritos em clubes chineses que atuam fora da primeira divisão. Assim, são 38 representantes brazucas na soma de todos os escalões do futebol do país mais populoso do mundo.

AS PRIMEIRAS DIVISÕES COM MAIS BRASILEIROS NO MUNDO*

1º – Portugal – 132
2º – Itália – 37
3º – Japão – 30
4º – China
Turquia – 26
6º – Espanha – 24
7º – Malta – 21

*excluindo o Campeonato Brasileiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.