Topo

Rafael Reis

Torcedores: Belletti deu uma Champions para o Barça e um fã para o Arsenal

Rafael Reis

24/01/2016 06h00

O gol mais importante da carreira de Belletti deu ao Barcelona e a Ronaldinho um título de Liga dos Campeões da Europa. Mas também presentou o Arsenal com pelo menos mais um torcedor.

Foi quando viu o lateral direito brasileiro balançar as redes e decretar a vitória por 2 a 1 dos catalães na decisão da Champions de 2006 que o estudante Pedro Grossi descobriu qual era o verdadeiro sentimento que nutria pelo clube inglês.

"Fiquei extremamente triste, como se o Palmeiras tivesse perdido uma final de Libertadores. No dia seguinte, eu não queria nem ir à escola", conta.

Até então, o Arsenal era apenas mais um dos tantos clubes europeus que o então adolescente de Ribeirão Preto (SP) simpatizava graças aos games que jogava no computador.

Mas as relações com Paris Saint-Germain Atlético de Madri e Borussia Dortmund eram namoricos e não foram para frente. A com os "Gunners", pelo contrário, vingou. Graças a Belletti e o Barcelona.

Pedro Grossi

"O Arsenal se tornou uma coisa maior que o Palmeiras. Não assisto a tantos jogos do Palmeiras quanto do Arsenal. Fico nervoso mesmo, principalmente na Champions. Já quebrei lâmpadas e até uma parte do rack de casa vendo futebol."

O estudante de jornalismo de 24 anos faz parte há uma década de uma rede de torcedores da equipe londrina espalhados pelo Brasil. O grupo começou no Orkut, passou pelo Facebook e hoje discute as substituições de Arsène Wenger, as assistências de Özil e as caneladas de Giroud pelo Whatsapp.

"A internet me ajudou bastante, me fez perceber que eu não era o único louco que torcia por um time da Inglaterra. Isso faz muito bem, ajuda a manter a paixão. Assisto a todos os jogos e vou conversando com eles, discutindo tudo o que está acontecendo."

Pedro já teve o prazer de conhecer o Emirates Stadium, a casa do Arsenal. Mas não deu sorte. A partida que viu em Londres foi a derrota por 3 a 1 para o Monaco, na ida das oitavas de final da Champions do ano passado.

Mesmo assim, achou tudo o máximo. Afinal, seu amor nasceu da dor.

A sessão "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.