Topo

Rafael Reis

Torcedores: O Dortmund dos games virou a paixão de Leonardo

Rafael Reis

17/01/2016 08h30

"Tinha o Kehl, o Rosicky, o Weindefeller, que era uma criança ainda. Os que eu mais lembro são esses três mesmo."

O publicitário carioca Leonardo Platino, 25 anos, pode até não se recordar do Borussia Dortmund que ele escalava no videogame na adolescência. Mas foi esse time que fez seu coração ficar dividido.

No começo, o Dortmund era apenas aquela equipe que ele gostava de pegar para enfrentar os amigos nas telas. Mas depois, virou uma paixão semelhante a que sente pelo Flamengo, time de infância e para qual torce até hoje.

"Quando assinamos tv a cabo e comecei a ver aquela torcida fanática, rolou uma identificação com o Flamengo. Acho que foi por isso que comecei a gostar tanto. Antes, era uma admiração, agora torço de verdade, fico nervoso. Vejo os jogos, acompanho os placares", conta.

Leonardo Platino

Mesmo estando bem longe da Alemanha e da maior parte dos apoiadores do seu clube europeu, Leonardo vive na pele as angústias de torcedor e até mesmo o peso da rivalidade.

"Na semifinal da Liga dos Campeões [2012/13], parei em um bar aqui no Rio para ver a partida. Estava todo mundo aglomerado e torcendo para o Real Madrid. Quando saiu um gol do Dortmund, dei um grito tão alto e fui tão xingado que tive de ir embora de lá."

O sonho de Leonardo é visitar Dortmund e conhecer o Signal Iduna Park, casa do atual vice-líder do Campeonato Alemão.

Mas a viagem à Alemanha terá de esperar um pouco. Afinal, existe uma paixão ainda maior do que a que sente pelo time auri-negro ou pelo Flamengo.

"Estou começando o processo de casamento agora, e minha lua de mel não vai poder ser lá. Mas minha namorada também gosta muito de futebol e acho que daqui uns 5 anos, eu já terei ido ou estarei bem próximo de viajar", afirma.

Leonardo só não entende porque algumas pessoas não aceitam sua paixão pelo Dortmund e acham estranho ele torcer para mais de um time.

"Tem gente que acha que você não pode fazer isso. Mas acredito que quem gosta mesmo de futebol pode torcer para um time de cada país."

A sessão "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.