Topo

Rafael Reis

Eles são brasileiros, mas querem derrotar a seleção na Olimpíada do Rio

Rafael Reis

05/01/2016 07h35

Nem todo brasileiro quer que a seleção conquiste a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Há, inclusive, aqueles que pretendem trabalhar duro para que o time comandado por Dunga não consiga alcançar esse feito histórico.

São jovens nascidos no Brasil ou filhos de brasileiros, mas que, por um motivo ou por outro, optaram por defender os países onde cresceram como pessoas e se tornaram jogadores profissionais de futebol.

Conheça agora os brasileiros que ameaçam o ouro olímpico da seleção neste 2016, aqueles que podem vir ao Rio defender outras camisas.

RONY LOPES
Seleção: Portugal
Posição: Meia
Idade: 20 anos
Clube: Monaco (FRA)

Rony Lopes

Natural de Belém (PA), Marcos Lopes mudou-se para Portugal aos 4 anos e ganhou o apelido de "Rony" por usar uma camisa de Ronaldinho em seus primeiros treinos por lá. Jogador mais jovem a marcar um gol pelo Manchester City, foi vendido no início da temporada ao Monaco. Apesar de só ter disputado duas partidas na França, goza de prestígio entre os portugueses e é titular da seleção sub-21.

RAPHAEL GUZZO
Seleção: Portugal
Posição: Volante
Idade: 20 anos
Clube: Tondela (POR)

Raphael Guzzo

Filho de um jogador brasileiro de futsal, foi para Portugal quando ainda era um bebê, passou a integrar a seleção tuga na categoria sub-16 e recusou um convite de Alexandre Gallo, então coordenador das categorias de base da CBF, para jogar por seu país-natal. No entanto, ficou marcado por ter perdido um pênalti contra o Brasil nas quartas de final do Mundial sub-20 de 2015. Tem contrato com o Benfica, mas está emprestado ao Tondela para ganhar experiência.

MATHEUS PEREIRA
Seleção: Portugal
Posição: Meia-atacante
Idade: 19 anos
Clube: Sporting (POR)

Matheus Pereira

Apelidado de "Cristiano Ronaldo brasileiro", o meia-atacante mineiro ainda espera a conclusão do seu processo de naturalização portuguesa para decidir qual seleção irá defender. Mas Matheus Pereira quer jogar as Olimpíadas, e Portugal hoje parece ser um caminho mais próximo para isso. Revelação do Sporting nesta temporada, ele está na Europa desde o começo da adolescência e já carregou fama de garoto problema antes de despontar como promessa de craque.

LEONARDO BITTENCOURT
Seleção: Alemanha
Posição: Meia-atacante
Idade: 22 anos
Clube: Colônia (ALE)

Leonardo Bittencourt

O único da lista que não nasceu no Brasil, Leonardo Bittencourt é natural de Leipzig e filho de um ex-jogador do Bragantino e do Fluminense que se radicou na Alemanha. Habitué das seleções germânicas de base desde quando estava no sub-18, participou ativamente da campanha que classificou a atual campeã mundial para a Olimpíada do Rio. Atualmente, é titular do Colônia.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.