Topo

Rafael Reis

Elas revelaram Messi, Rooney e Balotelli. Conheça as "Copas SP" do exterior

Rafael Reis

04/01/2016 07h30

Para quem gosta de futebol, janeiro é o mês de olhar para o futuro e acompanhar a Copa São Paulo de Juniores.

A tradicional competição já viveu dias melhores, mas ainda consegue revelar bons jogadores e continua atraindo a atenção de torcedores que querem saber o que seus times têm a apresentar para os próximos anos.

Assim como a competição organizada pela Federação Paulista de Futebol e que conta com a participação de 112 clubes, torneios dedicados a categorias de base cumprem essa mesma função em outros cantos do mundo.

Por isso, listamos agora algumas das "Copas São Paulo" de outros países mais conhecidas e respeitadas.

Torneo di Viareggio
País: Itália
Categoria: sub-19
Passaram por lá: Dino Zoff, Paolo Rossi, Franco Baresi, Paolo Maldini, Mario Balotelli, Pierre-Emerick Aubameyang

Talvez seja a competição de categorias de base dedicadas a clubes mais conhecida do mundo. Disputada anualmente na Toscana desde 1949, geralmente no mês de fevereiro, costuma reunir 32 clubes não apenas da Itália, mas de todo o mundo. A última participação brasileira aconteceu em 2014, quando o Desportivo Brasil parou na primeira fase. O maior campeão é o Milan, com 9 conquistas.

MIC
País: Espanha
Categorias: sub-19, sub-16, sub-14 e sub-12
Passaram por lá: Lionel Messi, Neymar, Cesc Fàbregas, Sergio Busquets e Marcelo

Messi no MIC

Um verdadeiro festival de futebol com torneios dedicados a várias idades, a Mediterranean International Cup é uma competição jogada na província de Girona, que faz parte da Catalunha, localizada na fronteira com a França, durante a Semana Santa. Costuma ter como atração a participação do Barcelona, mas até a seleção brasileira já disputou o torneio. Em 2008, Neymar foi a atração do campeonato.

Super Cup NI
País: Irlanda do Norte
Categorias: sub-16 e sub-14
Passaram por lá: Ryang Giggs, Wayne Rooney, Paul Scholes e Radamel Falcao García

Chamado até 2003 de Milk Cup, o torneio é disputado desde 1983 na Irlanda do Norte e tem participação massiva dos grandes clubes ingleses, como o Manchester United, que bate ponto por lá quase que anualmente. O futebol brasileiro já conquistou três títulos: Fluminense (2007) e Desportivo Brasil (2012) venceram o torneio sub-16, enquanto o Corinthians ganhou o sub-14 dois anos atrás.

Spax Cup
País: Alemanha
Categoria: sub-19
Passaram por lá: Jürgen Klinsmann, Andriy Shevchenko e Dennis Bergkamp

O tradicional torneio de juniores disputado desde a década de 1960 em Ennepetal, no oeste alemão, tem sido dominado por brasileiros nos últimos anos. Botafogo (2012 e 2013), Atlético-MG (2014) e Fluminense (2015) venceram as quatro edições mais recentes da Spax Cup. Normalmente, oito equipes participaram do campeonato a cada ano.

Dallas Cup
País: EUA
Categorias: sub-13, sub-14, sub-15, sub-16, sub-17 e sub-19
Passaram por lá: Wayne Rooney, Raúl, Michael Owen e Landon Donovan

Outra competição que costuma ser dominada por brasileiros. Disputada desde 1980 no Texas, a Dallas Cup já teve sua categoria principal, a sub-19, vencida 12 vezes por times brazucas. O último campeão, aliás, é um deles: o Coritiba. O São Paulo é o segundo maior vencedor do torneio. Com três taças, fica atrás apenas do Tahuichi, da Bolívia, que dominou no fim da década de 1980 e emendou quatro títulos consecutivos.

Future Cup
País: Holanda
Categoria: sub-17
Passou por lá: Davy Klaassen

Organizado pelo Ajax, começou a ser disputado em 2010 e é transmitido por televisão para 59 países. Reúne anualmente na Holanda sete times, além do anfitrião. Apesar de sempre contar com participação brasileira, nunca foi vencido por um clube do futebol pentacampeão mundial. Apenas Ajax e Anderlecht já se sagraram campeões.

Mundial sub-17 de Clubes
País: Espanha
Categoria sub-17
Passaram por lá: Oscar, Sergio Busquets, Alvaro Morata e Stevan Jovetic

Apesar do nome pomposo, não se trata de uma competição oficial, chancelada pela Fifa. É sim um torneio pelo ex-zagueiro do Real Madrid Manuel Sanchís, que costuma reunir alguns gigantes do futebol mundial (como o próprio Real e o Barcelona). Esse Mundial ganhou fama no Brasil nos últimos anos devido ao tricampeonato conquistado pelo Corinthians (2010, 2011 e 2015).

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.