Topo

Rafael Reis

Tem brasileiro que pode ser campeão já no primeiro dia de 2016

Rafael Reis

31/12/2015 07h30

Os atacantes Lins e Patric terão um Reveillón bastante incomum para quem está acostumado a férias e festas no fim do ano.

Enquanto seus parentes no Brasil estiverem comemorando a chegada de 2016, eles estarão dentro de campo buscando seus primeiros títulos no ano novo.

A dupla, que defende o Gamba Osaka, disputa nesta sexta-feira, 1º de janeiro, a decisão da Copa do Imperador do Japão, contra o Urawa Red Diamonds.

O torneio tem formato semelhante ao da Copa do Brasil, reúne 88 times e é jogado desde 1921. Devido à data da final, tem como particularidade o fato de decretar o primeiro campeão do ano.

Atual vencedor da Copa do Imperador, o Gamba Osaka busca seu quinto título na história da competição. Já o Urawa tenta faturar a taça pela sétima vez –a Universidade de Keio é a recordista, com nove conquistas.

Lins e Patric, aliás, são veteranos nessa história de comemorar o Reveillón dentro de campo (e com título). Ambos chegaram ao futebol japonês em 2014 e participaram da conquista do 1º de janeiro passado.

Patric

Patric inclusive fez um dos gols da vitória por 3 a 1 do Gamba Osaka sobre o Montedio Yamagata. Natural do Amapá, ele passou por Atlético-GO, Vila Nova e Fortaleza no futebol brasileiro antes de ir para o Oriente e foi titular absoluto de sua equipe na última temporada.

O baiano Lins, por outro lado, passou a maior parte do ano no banco de reservas, mas teve momentos de brilho na Liga dos Campeões da Ásia, competição em que marcou três gols.

Ele é bem mais conhecido do público brasileiro do que o outro brasileiro do Gamba Osaka. O atacante teve uma passagem pelo Grêmio em 2011 e defendia o Criciúma quando foi contratado pelo time asiático.

Ao contrário do seu adversário na primeira final de 2016, o Urawa Red Diamonds não conta atualmente com nenhum brasileiro em seu elenco.

O time comandado pelo sérvio naturalizado austríaco Michael Petrovic tem como principais destaques o goleiro Nishikawa e o atacante Muto, ambos da seleção japonesa.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.