Topo

Rafael Reis

A dupla que assombra a Premier League faz frente até a astros do Barcelona

Rafael Reis

23/12/2015 07h40

Se você acha que o trio Messi-Suárez-Neymar é importante para o sucesso do Barcelona nesta temporada, é melhor dar uma olhada no surpreende líder do Campeonato Inglês.

É graças a dois jogadores que até pouco tempo atrás jogavam em times amadores (ou semiprofissionais) que o Leicester City se tornou a sensação do futebol europeu nesta segunda metade de 2015.

O inglês Jamie Vardy e o argelino Riyad Mahrez marcaram 28 dos 37 gols dos "Foxes" na Premier League. Ou seja, 75,7% dos gols do primeiro colocado da competição saíram dos pés ou cabeças de um deles.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito, Neymar e Luis Suárez, a melhor dupla possível do Barcelona nesta temporada, fez dois gols a menos no Espanhol. E os 27 gols deles representam "só" 75% dos tentos do time no campeonato.

O sucesso da dupla do Leicester criou algumas situações insólitas, além da própria liderança do time, campeão da segunda divisão duas temporadas atrás.

Leicester
A modesta equipe dirigida pelo até pouco tempo atrás desacreditado treinador italiano Claudio Ranieri tem o melhor ataque do Inglês e dois dos três primeiros colocados na artilharia da competição.

Vardy, autor de 15 gols e recordista de rodadas consecutivas da Premier League balançando as redes (11), lidera a classificação. Mahrez, que já marcou 13 vezes, aparece em segundo, empatado com Romelu Lukaku, do Everton.

Além disso, Mahrez também é o segundo colocado no ranking de assistências da competição. Ele já deu sete passes para seus companheiros marcarem e perde apenas para o alemão Mesut Özil, do Arsenal, que distribuiu 15 assistências.

Se somarmos os gols de Vardy e Mahrez com as assistências deles para outros jogadores do Leicester, descobriremos que eles tiveram participação direta em 33 dos 37 gols da equipe. Nada menos que 89,1%.

A dupla que colocou de ponta cabeça a tradicional divisão de forças da Premier League têm em comum um passado bem distante da elite do futebol mundial e o destaque tardio que estão tendo.

Vardy já tem 28 anos e até três temporadas atrás defendia o Fleetwood Town, então na quinta divisão inglesa, que não é profissional. Antes de poder viver exclusivamente do futebol, o atacante complementava a renda trabalhando como operário em uma fábrica.

Já Mahrez sofreu um pouco menos, mas nem por isso teve um início de carreira fácil. Nascido na França e filho de pai marroquino e mãe argelina, ele começou como profissional no Quimper, uma equipe da quarta divisão francesa que também é amadora.

Sua carreira só decolou mesmo quando foi comprado pelo Leicester, no início de 2014. Meses depois, disputou a Copa do Mundo pela Argélia e hoje, aos 24 anos, colhe o louro da parceira com Vardy.

Uma parceira que tem sido parelha até ao trio de ouro do Barcelona e que enche de esperanças o torcedor do Leicester.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.