Topo

Rafael Reis

Além de Ceni: confira astros do futebol mundial que se aposentaram em 2015

Rafael Reis

11/12/2015 06h10

O goleiro Rogério Ceni, 42, que fará nesta sexta-feira sua festa de despedida do futebol profissional, não foi o único grande jogador que decidiu aposentar as chuteiras em 2015.

Assim como ele, vários outros astros do futebol mundial, com participações em Copas do Mundo e até disputas por prêmios de melhor do planeta na bagagem, colocaram um fim em suas carreiras neste ano.

Na sequência, relembramos algumas das estrelas que se aposentaram do esporte nos últimos 12 meses.

CUAUTHÉMOC BLANCO
42 anos
México

O ídolo mexicano teve a despedida que pediu aos céus. Sua última partida como profissional foi a vitória por 4 a 2 sobre o Chivas Guadalajara, em abril, que deu o título da Copa do México ao Puebla. Blanco entrou no segundo tempo e não balançou as redes. Mas nem precisava. A festa ficaria completa em junho quando o já ex-jogador foi eleito prefeito da cidade de Cuernavaca.

DJIBRIL CISSÉ
34 anos
França

Cisse

O polêmico atacante campeão europeu de 2005 com o Liverpool e que disputou duas Copas do Mundo (2002 e 2010) com a seleção francesa anunciou seu adeus ao futebol em outubro e de forma melancólica. Depois de jogar apenas uma partida pelo Saint-Pierroise, time do arquipélago francês de Réunion, e acusado de participar do mesmo esquema de extorsão a Valbuena no qual Benzema está envolvido, ele decidiu encerrar a carreira. Pouco depois, acabou preso na França.

JUAN ROMÁN RIQUELME
37 anos
Argentina

Riquelme

Depois de ajudar o Argentinos Juniors, clube que o revelou para o futebol, a retornar para a primeira divisão, no segundo semestre do ano passado, o ex-camisa 10 do Boca Jrs. abriu negociação com vários clubes para decidir qual rumo tomaria na carreira. Como, segundo suas próprias palavras, não recebeu nenhuma proposta que o motivasse para seguir jogando (a melhor era do paraguaio Cerro Porteño), optou por anunciar em janeiro que deixaria de jogar bola profissionalmente.

PABLO AIMAR
36 anos
Argentina

Enfrentando uma série de problemas físicos devido a três cirurgias no tornozelo direito, o ex-meia que chegou a ser vice da Liga dos Campeões da Europa com o Valencia, em 2001, voltou ao River Plate, seu primeiro clube como profissional, em janeiro. No entanto, conseguiu jogar apenas duas partidas devido a essas limitações. Após não ser incluído na lista de inscritos para a reta final da Libertadores, em julho, decidiu que o esforço para continuar jogando não valia mais a pena e deixou o futebol.

RAÚL
38 anos
Espanha

Raul

Maior artilheiro da Liga dos Campeões da Europa até o aparecimento de Cristiano Ronaldo e Messi e terceiro colocado no prêmio de melhor do mundo em 2001, o ex-atacante conhecido como Raúl Madrid tamanha sua identificação com o Real se aposentou em novembro. Seu último clube na carreira foi o New York Cosmos, que ele defendeu por aproximadamente um ano. A ida para os EUA, aliás, havia adiado seus planos de aposentadoria, já que o espanhol havia inicialmente anunciado que pararia em 2014.

RIO FERDINAND
37 anos
Inglaterra

Titular da zaga do Manchester United e da seleção inglesa por mais de uma década, Rio anunciou a aposentadoria depois de cair para a segunda divisão local com o Queens Park Rangers. O último ano da carreira do antigo zagueiro mais caro do mundo foi traumática. Dentro de campo, ele teve problemas para se firmar na equipe. E, fora, perdeu sua mulher, Rebecca Ellison, que morreu de câncer.

 

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.